segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Pinheiro Machado retorna para Bandeira Laranja

 


Há duas semanas, Bagé e Pelotas (macrorregião Sul) estavam em bandeira preta no mapa definitivo da 32ª rodada, as regiões retornaram à cor vermelha na 33ª rodada e, agora, aparecem com bandeira laranja no mapa preliminar desta semana. 

A alteração, segundo o governo do Estado, se deve à redução de alguns indicadores que compõem o modelo de Distanciamento Controlado. 

De acordo com divulgação do Piratini, apesar de Bagé ter aumentado o número de hospitalizações confirmadas para covid-19, de 18 para 23 (mesmo número da 32ª rodada), Pelotas teve uma redução de 25 hospitalizações: foram 61 ante 86. Já em relação ao número de óbitos, o cenário se inverte. Bagé teve uma redução de 50% (de 6 para 3), contudo, Pelotas teve um aumento significativo de 36% – foram 45 óbitos nesta semana e 33 na semana passada. 

Consequentemente, ainda segundo o governo, a Macrorregião Sul teve um aumento no número de leitos de UTI livres, de 22 para 34, sendo que na 32ª rodada (em que a região estava em bandeira preta) eram apenas 15. 

Os números do indicador de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e de internados em leitos de UTI Covid no último dia se mantiveram quase estáveis, 62 e 48, respectivamente. Entretanto, o número de internados em leitos clínicos Covid no último dia aumentou de 80 para 88, mas ainda é menor do que os 102 da 32ª rodada. 

Vale destacar que entre as 19 regiões covid que aderiram ao sistema de cogestão regional, as 14 que estão em bandeira vermelha podem adotar os protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira laranja. Já as cinco regiões classificadas em laranja que estão na cogestão podem utilizar protocolos de bandeira amarela, se estiver previsto no plano de cogestão. 

 As únicas regiões que obrigatoriamente têm de seguir as regras definidas pelo Estado são Uruguaiana e Guaíba, que não enviaram planos regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário