Nesta sexta-feira (14), o mapa preliminar da 15ª rodada do Distanciamento Controlado do governo do Estado tem 16 regiões classificadas com alto risco epidemiológico de coronavírus, recebendo bandeira vermelha. As outras cinco regiões ficaram com risco médio (bandeira laranja). As bandeiras definitivas serão divulgadas na tarde de segunda-feira (17).
A região de Pelotas, a qual Pinheiro Machado faz parte, continua em bandeira vermelha.
Conforme nota técnica, a região apresentou melhora em indicadores de velocidade de propagação do vírus e capacidade de atendimento da Macrorregião Sul, mas se manteve dentro dos limites que determinam a cor vermelha.
Dos 22 municípios que abrangem a região, podem adotar protocolos de bandeira laranja porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registros de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias: Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Cerrito, Cristal, Herval, Pedras Altas, Santana da Boa Vista e Turuçu.
Associações regionais
A partir desta semana, as associações regionais terão duas alternativas caso não concordem com a classificação preliminar. Além dos pedidos de reconsideração, em vigor desde a sétima rodada, as regiões Covid que quiserem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas ao menos iguais à bandeira anterior, poderão elaborar planos estruturados próprios aprovados por, no mínimo, dois terços dos prefeitos e avalizados por uma equipe técnica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário