A Sigma Meteorologia publicou que há grandes possibilidades de altos índices de chuva, num curto período, nas regiões de fronteira com o Uruguai, Campanha Gaúcha, Litoral Sul, Costa Doce e Serra do Sudeste.
A previsão vale a partir desta sexta-feira até sábado.
Conforme o portal meteorológico, em alguns pontos do Rio Grande do Sul já foram registrados mais de 200 milímetros de chuva, nas últimas 48 horas.
A partir desta sexta-feira, deve ocorrer o aprofundamento de um centro de baixa pressão na superfície, o que é associado a um Vórtice Ciclônico, em altos e médios níveis da atmosfera. Junto disso, o Sigma Meteorologia explica que também há uma intensa advecção de umidade do oceano, o que deve favorecer a formação de nuvens, causando altos acumulados de chuva num curto período de tempo.
Nesse cenário, o maior acúmulo deve se concentrar em áreas da Metade Sul, fronteira com o Uruguai e Campanha, com índices de 50 a 150 milímetros de chuva. Em alguns pontos, esse número pode até ser ultrapassado.
Segundo o portal, os municípios mais impactados são Bagé, Santana do Livramento, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Aceguá, Piratini, Pinheiro Machado, Herval, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande, Canguçu, São Lourenço do Sul, Cristal, Santana da Boa Vista, Camaquã e até mesmo, áreas situada mais ao norte, como Caçapava do Sul, Encruzilhada, Alegrete, Rosário e São Gabriel.
Em relação à intensificação dos ventos, ao longo de sábado, as rajadas devem ficar entre 60 e 80 km/h, com valores mais altos em diversas regiões do Rio Grande do Sul, a incluir Bagé. Consequentemente, as temperaturas sofrerão queda, principalmente, a partir de domingo, cujo dia deve ser marcado por muitas nuvens. Também não estão descartas novas pancadas rápidas e fracas de chuva. Porém, sem risco de temporal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário