terça-feira, 10 de março de 2020

Municípios da região receberão recursos para diminuir impacto da estiagem


Agenda definiu suporte para amenizar efeitos da seca
O Governo do Estado definiu medidas para dar suporte aos municípios afetados pela estiagem no Rio Grande do Sul, em especial da região Sul. 

Embora algumas medidas ainda estejam em estudo, o governador Eduardo Leite autorizou algumas providências imediatas após reunião com secretários. Por um lado, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural vai acelerar a entrega de cerca de 40 microaçudes em municípios na região Sul, além de providenciar a entrega de kits de irrigação. 

A logística de transporte receberá o auxílio da Brigada Militar. Já a Secretaria de Obras e Habitação se encarregará do processo de liberação de R$ 250 mil, destinados à contratação de horas-máquina. Serão 12 municípios beneficiados, entre eles Bagé, Dom Pedrito, Hulha Negra e Pedras Altas, pela região da Campanha. A verba deve ser liberada em breve, após análise do departamento jurídico do órgão.

A Defesa Civil também se comprometeu a aumentar o número de agentes disponíveis em todo o Estado e seguirá analisando a documentação enviada por prefeituras, a fim de fazer um levantamento da quantidade de perfurações de poços e de caixas d'água necessários. 

O governador Leite solicitou também mais reuniões entre a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, a Companhia Riograndense de Saneamento e as secretarias já citadas, para que possam ser estudadas as demais demandas dos municípios Ajuda federal Amanhã, quarta-feira, dia 11, Leite pretende se reunir com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, para conversar sobre um possível auxílio aos municípios por parte do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário