Durante os dias 11 a 14 de dezembro, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma importante capacitação para profissionais da atenção básica do município. Envolvendo agentes comunitários de saúde, fisioterapeutas, educadores físicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e técnicos de enfermagem, a formação teve como foco a preparação desses especialistas para se tornarem instrutores da prática Lian Gong.
O Lian Gong é uma modalidade do Qigong Terapêutico, um conjunto de práticas corporais chinesas fundamentadas na Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
Desenvolvido pelo ortopedista chinês Zhuang Yuan-Ming, o Lian Gong compreende três séries de 18 exercícios cada, destacando-se por seus benefícios amplamente reconhecidos para a saúde e longevidade, conforme atestam publicações acadêmicas ocidentais.
Os objetivos desta formação abrangem múltiplos aspectos: primeiro, habilitar instrutores de Qigong Terapêutico - Lian Gong para atuarem diretamente junto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); segundo, capacitá-los a integrar essas práticas às suas equipes de trabalho; e terceiro, promover a prática de prevenção e promoção de saúde.
Importante ressaltar que essa iniciativa tem o potencial de reduzir significativamente a espera por vagas em fisioterapia e outros serviços.
Os frutos dessa capacitação não se restringirão aos profissionais de saúde, pois as práticas de Lian Gong serão disponibilizadas à população a partir de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário