quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

ÉLITON APOIA A CAÇA AO JAVALI E É O AUTOR DE MOÇÃO DE REPÚDIO AO PRESIDENTE DO IBAMA

 


Na sessão extraordinária realizada ontem (19), na Câmara, o Vereador Éliton Rodrigues foi o autor da Moção de Repúdio ao Presidente do Ibama. 

" A presente moção de repúdio se dá em face a suspensão de licença para o manejo de javalis, pois de trata de um animal que provoca desequilíbrio ambiental, causa assoreamento de corpos d'água, erosão no solo,danos a fauna, a flora, prejuízos a lavouras, além de ameaçar a segurança de pessoas e outros animais.

Considerando que o javali espécie exótica invasora mais combatida no território nacional, é considerada uma das maiores ameaças a biodiversidade gaúcha e brasileira, podendo percorrer até 70 km/dia, o que torna muito difícil o mapeamento e controle das populações. 

Além disso uma fêmea pode dar a luz até duas ninhadas por ano, com mais de 10 filhotes por gestação. Essa suspensão das novas licenças afeta diretamente aí único método efetivo de controle a proliferação dessa espécie nociva através de manejo feitos por voluntários que até além de fazer o manejo voluntário com recursos próprios arriscam suas vidas na caça ao javali em ambientes de mata fechada e pântano de difícil acesso, além de enfrentarem com seus cães as adversidades da natureza como chuva, frio, pois iniciado o manejo os caçadores precisam seguir os cães, que são rastreadores até o final do abate, tendo que através rios, matas e regiões pantanosas. 

A moção foi aprovada por unanimidade e será encaminhada ao Ibama. Éliton agradeceu aos colegas pela aprovação unânime e diz que o Ibama, dessa forma, presta um desserviço a população, prejudicando agricultores e pecuaristas e marginalizando os caçadores que hoje atuam dentro da lei, cumprindo com os mais rigorosos regulamentos e que fazem uma atividade voluntária que é obrigação da própria Instituição, ou seja, não fazem e ainda atrapalham quem está fazendo prejudicando toda uma rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário