Após o cumprimento de todos os atos administrativos e operacionais, o mamógrafo do Hospital de Pinheiro Machado está apto para atender uma demanda de até 20 exames diários.
Os trâmites finais para atendimento foram oficializados no mês de abril, mas as primeiras mamografias foram realizadas na terça-feira (3).
Os exames serão realizados de segunda a sexta-feira, conforme agendamento prévio realizado pela Secretaria de Saúde. Inicialmente, o atendimento será realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), particular e será concedido desconto para quem possui convênios, até que sejam firmados os contratos com os próprios convênios.
Para oficializar a realização das mamografias, foi realizado um coquetel cerimonial com a participação de diversas autoridades, entre elas o prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas), vereadores, diretores do hospital, funcionários e o representante da empresa Gabamed, Lucas Barbosa.
A gestora financeira do hospital, Everaldina Santos, conta que foi necessário muito trabalho e empenho para que se concretizasse a implantação do mamógrafo na instituição.
“Não foi fácil, fui responsável por toda a estrutura de montagem, foram meses resolvendo pendências e fazendo os ajustes necessários conformes as exigências de funcionamento e da coordenadoria da região.
Em todos os momentos, tive o suporte do Doutor Medina como diretor técnico, o que foi fundamental para a realização do projeto. As funcionárias Fabiane e Patrícia também colaboraram ativamente”, ressaltou.
O ex-secretário de Saúde e vereador, Éliton Rodrigues (MDB), participou do ato e destacou a importância desta conquista para o município. “Um grande avanço para a nossa cidade e uma grande conquista para a saúde da mulher. Não haverá a necessidade do deslocamento até outros municípios para acessar o serviço.
A demanda reprimida da nossa cidade é cerca de trezentos exames, o que será atendido em um curto espaço de tempo”, projetou.
A técnica em Radiologia Médica e especialista em Mamografia, Fanciele Rodrigues Vieira, é a responsável pela realização dos exames.
Além da especialização, Franciele fez treinamento para operar o aparelho e realizar os exames, ofertado pelo hospital de Pinheiro Machado e realizado junto a técnica especializada em Mamografia, Janaína Rodrigues, com 14 anos de experiência no setor em Pelotas. .
Franciele salientou a importância da realização do exame como forma de prevenção.
Segundo ela, todas as mulheres que tiverem indicação devem levar a sério essa necessidade. “Muitas mulheres deixam de realizar o exame por medo de sentir dor. Sempre reforço que não é dor, é apenas um desconforto que salva vidas”.
A profissional explicou que a mamografia é um exame muito simples, que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno. É recomendado não utilizar creme corporal e desodorante antes da realização do exame.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e a cura.
Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar a Secretaria de Saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.
O serviço de saúde deve ser procurado mesmo quando não há suspeita ou sintomas.
Relembre
Em outubro de 2021, durante a campanha do Outubro Rosa, 15 mulheres foram beneficiadas com o exame de prevenção e detecção do câncer de mama em Pinheiro Machado.
Os exames foram realizados no Hospital em caráter de treinamento e alusivos a Campanha. Na ocasião, o alvará de funcionamento ainda não estava liberado.
https://www.jornaltradicao.com.br/pinheiro-machado/saude/hospital-de-pinheiro-machado-passa-a-oferecer-exame-de-mamografia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário