terça-feira, 13 de outubro de 2020

Pinheiro Machado realiza campanhas de vacinação

 


A campanha de vacinação contra a poliomielite iniciou no dia 5 de outubro em postos de saúde de todo o Brasil. 

O público alvo da campanha são crianças de até 5 anos. A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. 

A vacinação é a única forma de prevenção. Neste mesmo período, acontece a campanha nacional de multivacinação destinada a crianças e adolescentes de até 15 anos que não foram vacinadas ou estão com vacinas em atraso. 

Em Pinheiro Machado, a Secretaria de Saúde e Ação Social orienta que as famílias procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos horários de atendimento ou levem seus filhos até a sede da Secretaria. Segundo a enfermeira chefe da Vigilância em Saúde, Marina Scheer dos Santos, devido à pandemia de coronavírus, os indicadores estão abaixo do esperado, pois muitas crianças deixaram de ser vacinadas em função do isolamento social. “Pedimos às famílias que tragam seus filhos aos locais de vacinação neste período da campanha. 

Nossas equipes estão à disposição da comunidade”, disse. Neste sábado (17), acontecerá é o Dia D da campanha de vacinação. Quem não puder comparecer até o local de nesta data, deve procurar uma UBS até o dia 30. “A vacina é de extrema importância para manter as crianças imunes a doenças”, ressaltou Marina. 

Todos os protocolos de higiene e distanciamento social estão sendo cumpridos, conforme o decreto de prevenção a Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário