O governo federal avalia a possibilidade de adiar, para 2022, o Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Originalmente previsto para este ano, o Censo foi transferido para 2021, por conta da pandemia de coronavírus no país.
O concurso, com mais de 208 mil vagas, também está previsto para o próximo ano.
De acordo com a coordenadora de área do IBGE Bagé, Laiane Castro Lopes, a transferência para 2022 não foi confirmada oficialmente.
É através do Censo, feita de dez em dez anos, que são obtidos os dados sobre os brasileiros, como nível de estudo, trabalho, entre outras informações. “O IBGE segue se preparando para a pesquisa em 2021”, ressalta.
Laiane salienta que, em março, foram contratados dois coordenadores censitários de subárea, que receberam treinamento e estão trabalhando no cadastro nacional de endereços. Os contratados também estão realizando a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) / Covid-19, que é feita por telefone.
Antes do início da pandemia, o IBGE já havia divulgado as vagas para o processo seletivo, que também foi transferido. Na região, devem ser contratados, através de dois editais, Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS), além de recenseador.
A agência do IBGE de Bagé, também coordena o Censo nos municípios de Aceguá, Caçapava do Sul, Candiota, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Sant'Ana da Boa Vista.
Em oito cidades, serão abertas vagas para ACM e ACS.
Apenas de Pedras Altas não terá vagas para ACM/ACS, pois o município sede do Posto de Coleta será em Pinheiro Machado.
Já para o cargo de recenseador, serão abertas vagas para todos os municípios.
Vagas por município:
Aceguá – Cinco recenseadores – 1 ACM – 1 ACS
Bagé – 113 recenseadores – 2 ACM-14 ACS
Caçapava do Sul – 35 recenseadores – 1 ACM – 5 ACS
Candiota – nove recenseadores – 1 ACM- 1 ACS
Hulha Negra – sete recenseadores – 1 ACM – 1 ACS
Lavras do Sul – oito recenseadores – 1 ACM – 1 ACS
Pedras Altas – dois recenseadores
Pinheiro Machado – 13 recenseadores – 1 ACM – 2 ACS
Santana da Boa Vista – nove recenseadores – 1 ACM – 1 ACS