Na tarde desta segunda-feira, 3 de novembro, o prefeito Ronaldo Madruga e a vice-prefeita Laura Ratto receberam os vencedores do processo licitatório que permitirá o início das atividades de equoterapia em Pinheiro Machado.
O encontro também tratou dos preparativos para o lançamento oficial do projeto, que acontecerá no dia 6 de dezembro de 2025.
Com um investimento total de R$ 171,4 mil, a Prefeitura de Pinheiro Machado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá um passo importante na ampliação das políticas públicas voltadas à inclusão e à atenção integral à saúde.
Inicialmente, o projeto deverá beneficiar cerca de 50 pessoas, com as atividades sendo realizadas nas dependências do Parque Charrua.
Segundo o prefeito Ronaldo Madruga, a iniciativa tem como foco o atendimento de pessoas com deficiência ou que apresentem algum tipo de necessidade especial.
“A oportunidade inicial, a partir de diagnóstico ou recomendação médica, é para estudantes da rede municipal de ensino e pessoas em tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estudos comprovam a evolução rápida e significativa na reabilitação por meio dessa terapia. Já vínhamos trabalhando nessa ideia há algum tempo e, agora, com o processo licitatório concluído, poderemos dar início efetivo a esse importante projeto”, destacou o prefeito.
De acordo com o secretário de Saúde, Felipe Viana Lima, o município vai disponibilizar transporte aos participantes e preparar salas de apoio e acompanhamento técnico, assegurando a estrutura adequada para a realização das atividades.
“O projeto representa um avanço real no cuidado humanizado e na promoção da qualidade de vida, principalmente para as crianças que mais precisam da atenção do poder público”, concluiu o prefeito.
MAIS SOBRE
A equoterapia é um método terapêutico reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, que utiliza o cavalo como instrumento de reabilitação em uma abordagem multidisciplinar, envolvendo profissionais das áreas da saúde, educação e equitação.
Também conhecida como hipoterapia, a técnica busca melhorar o equilíbrio, a coordenação motora, a concentração e a autoestima, sendo especialmente benéfica em casos de autismo, paralisia cerebral, ansiedade e atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor.
Estiveram presentes na reunião os proprietários da empresa contratada, Ricardo Manetti e Mariana Martins Chiarelo, além da chefe de Gabinete Bruna Feira, da secretária de Indústria, Comércio e Turismo Sandra Farias e da servidora Flávia Furtado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário