segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

MANIFESTAÇÃO EM CANDIOTA PEDE QUE LULA SANCIONE PROJETO QUE BENEFICIA USINAS TERMELÉTRICAS

 


Trabalhadores e lideranças de Candiota realizaram um ato nesta segunda-feira (06), em frente a usina Candiota III (que foi desligada na semana passada depois de ter seus contratos de venda de energia vencidos), pedindo para que o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sancione o projeto de lei 576/2021 que beneficia diretamente as usinas termelétricas no Brasil, com destaque para aquelas que utilizam carvão mineral, como é o caso da Usina Termelétrica de Candiota. 

Originalmente, o PL 576/2021 tratava exclusivamente da exploração de energia offshore, mas durante sua tramitação, a Câmara dos Deputados incluiu incentivos ao setor de termelétricas a gás natural e carvão mineral. O substitutivo aprovado obriga a contratação de termelétricas a carvão mineral até 2050, com a exigência de funcionamento de até 70% dos dias do ano, o que representa um aumento no tempo de operação dessas usinas, que anteriormente estavam sujeitas a uma limitação até 2028. 

Esse incentivo ao carvão nacional beneficia diretamente a Usina Termelétrica de Candiota, que utiliza carvão mineral extraído localmente. O prolongamento do prazo de operação para as usinas a carvão e a contratação obrigatória em leilões de energia proporcionam uma maior segurança financeira e estabilidade para usinas como a de Candiota, que são fundamentais para a matriz energética do país, especialmente em períodos de transição energética. 

O prefeito de Candiota Luis Carlos Folador, presente no ato, liderou a manifestação pacífica dos trabalhadores, pedindo para que o presidente sancione o PL. ''Eu tenho certeza que o presidente Lula, sensível que é, vai sancionar o projeto de lei 576/2021.'' Folador ainda salientou ''Para manter a economia regional, sanciona presidente Lula! ''

Informações Bagé 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário