Imunizante é destinado para todas as crianças na idade de seis meses a menores de cinco anos e para pessoas acima de 5 anos pertencentes a algum grupos prioritários.
A vacina contra a subvariante da Covid-19, conhecida como XBB 1.5, está disponível em todos as unidades de saúde de Pinheiro Machado a partir desta segunda-feira, 27. O imunizante monovalente XBB 1.5 é uma atualização do imunizante contra a Covid-19, produzida pelo laboratório americano Moderna, para combater a nova variante de sublinhagem da Ômicron.
A atualização da vacina é destinada para crianças na idade de seis meses a menores de cinco anos, conforme calendário básico de vacinação e grupos prioritários, que possuem o esquema vacinal completo ou não, além daqueles que ainda não foram vacinados.
Conforme a norma técnica, para receber a nova vacina, é necessário ter um intervalo mínimo de três meses da última dose do imunizante contra Covid-19.
Confira o esquema vacinal e os grupos que podem receber o imunizante:
Grupos prioritários que podem tomar 2 doses ao ano (com intervalo mínimo de seis meses entre cada dose da vacina, e intervalo mínimo de 3 meses da última dose da vacina).
– Idosos: 60 anos ou mais
– Imunocomprometidos
– Gestantes/puérperas
Grupos prioritários que podem tomar 1 dose (com intervalo mínimo de 3 meses da última dose de qualquer vacina)
– Residentes de instituições de longa permanência e trabalhadores
– Trabalhadores da saúde
– Pessoas com deficiência permanente
– Pessoas com comorbidades
– Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
– População de rua
– Quilombolas
Para crianças, o esquema vacinal está previsto da seguinte forma:
De 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias:
– Para quem não tomou a vacina: tomar duas doses, com intervalo de 28 dias.
– Para quem não possui o esquema vacinal completo: devem completar o esquema vacinal, respeitando intervalos recomendados.
– Para quem está com a vacinação em dia: tomar uma dose, com intervalo mínimo de 3 meses para a última dose.
5 anos ou mais:
– Sem dose prévia: devem receber uma dose.
Pessoas que tiveram diagnóstico de Covid-19 devem aguardar 28 dias para receber a vacina, a contar da data de início dos sintomas ou, em casos assintomáticos, da data da coleta do exame.
Nenhum comentário:
Postar um comentário