Dando início as atividades alusivas a Semana da Pátria 2022, que neste ano tem como tema o Bicentenário da Independência, foi realizada nesta manhã de quinta-feira, 01, a recepção do fogo simbólico no monumento da Pátria e Acendimento da Pira da Pátria.
Convidada especial, a professora e historiadora Sandra Peraça realizou uma saudação a Pátria.
A condução do fogo simbólico foi realizada pela Brigada Militar juntamente com o Pelotão Mirim.
Neste ano houve a troca do fogo simbólico por uma representatividade, visando garantir a segurança na condução do mesmo e a preservação do meio ambiente já que a chama permanecerá acesa até o dia 07 de setembro, evitando possíveis acidentes e danos a natureza.
Conforme explicado pela diretora de Cultura, Queli da Silva Behenck, o Fogo Simbólico representa a Pátria, como uma chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade, além de proporcionar oportunidade de reflexão sobre o amor a Pátria e acerca da importância do culto aos símbolos nacionais. “O calor da chama transmite a mensagem da preservação do patriotismo, civismo e respeito”, completou.
A secretária de Educação, Jaqueline Castro dos Santos, representando o prefeito municipal em razão do mesmo estar cumprindo agenda, acabou fazendo uso da palavra e enfatizou o sentimento do retorno das atividades da Semana da Pátria, após dois anos de pandemia.
“Esse momento é um momento que nos deixa feliz, por estar aqui novamente, após dois anos de pandemia e que não sabíamos se poderíamos ter esse encontro novamente com nossos alunos e poder hastear e cantar o hino e realizar esse momento cívico tão significativo para nós. Sentimos que é um momento de agradecimento, de busca dos nossos alunos para as escolas, de busca da aprendizagem e de busca de valores como respeito e amor à Pátria”, destacou Jaqueline.
Por fim foi realizada uma apresentação cultural promovida pelas escolas Manoel Lucas Prisco, Avelino de Assis Brasil e Dois de Maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário