Nesta semana foram realizadas as primeiras visitas e fiscalização das medidas protetivas de mulheres em Pinheiro Machado. A ação foi realizada através da patrulha Maria da Penha juntamente com as profissionais da secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso.
A Patrulha Maria da Penha, é composta por policiais militares capacitadas ao acompanhamento e atendimento de ocorrências que envolvam violência doméstica e familiar contra a mulher.
Importante frisar que a Patrulha só inicia o processo de acompanhamento a vítima, após determinação da justiça.
De acordo com a secretária de assistência Social, Vivian Alves é muito importante ter a figura de uma mulher na patrulha, pois em muitos casos a vítima se sente mais à vontade para conversar.
“É muito importante esse Programa Integrado Patrulha Maria da Penha que visa proteger as mulheres vítimas de violência doméstica com medidas restritivas. Iremos continuar desenvolvendo ações em prol das mulheres, pois é fundamental que elas entendam que não estão sozinhas. Todos precisam dizer não à violência contra a mulher. Também é essencial que as pessoas denunciem casos de violência, cada um deve fazer a sua parte”, destaca Vivian.
A assistente social, Juacema Costa, destaca que com a ação, o município mostra que a mulher não está sozinha.
“Ela recebe o apoio de uma equipe multiprofissional para que se sinta segura, entenda que medida protetiva é essa que o juiz deferiu e como ela pode se utilizar dessa ferramenta.
Não é só proteger, mas sim proteger e identificar quais os indicadores que condicionam esta mulher a estar dentro da violência. Quando nós reinserimos a mulher dentro de programas sociais, ela compreende que existe outras formas de viver para muito além dessa violência”, enfatiza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário