Na sexta-feira (22), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul divulgou o mapa preliminar da 38ª rodada do Distanciamento Controlado.
A classificação prévia traz quatro regiões com bandeira laranja – no mapa preliminar da semana passada, havia apenas uma e, no mapa definitivo, ficaram duas laranjas após o deferimento de um dos recursos.
Ainda assim, a grande maioria das regiões segue em bandeira vermelha, ou seja, com risco alto para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do vírus no Estado.
As 17 regiões em vermelho somam 78,4% da população gaúcha, enquanto no mapa anterior eram 86% dos habitantes nas 19 regiões.
As regiões de Bagé e Pelotas, que compreendem 28 municípios com 9,3% da população gaúcha, saíram da bandeira vermelha e foram classificadas em bandeira laranja devido aos indicadores da macrorregião do Distanciamento Controlado.
No indicador de número de internações hospitalares por covid-19, Pelotas se manteve estável, com aumento de 1%, o que representa um caso a mais. Já número de óbitos nos últimos sete dias se manteve fixo em Bagé com nove casos e, em Pelotas, houve aumento de um caso, registrando 38 mortes.
Mesmo com o início do plano de vacinação, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, reforça que a pandemia não acabou, e o mapa preliminar continua refletindo a gravidade da situação do Rio Grande do Sul.
“O mapa de hoje revela justamente que a maioria das regiões está em risco alto. Toda a população deve continuar em estado de alerta porque o vírus segue circulando.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário