segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Número de animais que disputarão prêmio supera a edição anterior

 

Na tarde de quinta-feira (21), encerrou o prazo para os criadores inscreverem os animais para disputar o prêmio da 37ª Feovelha. 

De acordo com informações da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), o número superou o de ovinos na edição anterior: de 366 para 443 este ano. De acordo com a programação, a entrada dos ovinos de todas as raças destinadas ao julgamento, rústicos e a galpão, deve ocorrer até as 12h de quinta-feira (28), no Parque Charrua. 

O julgamento de admissão está marcado para as 14h. Na sexta-feira (29), dia da abertura oficial da Feovelha, a partir das 8h30min, inicia o julgamento de classificação de todas as raças, e no turno da tarde a partir das 15h. 

Durante os julgamentos, são observadas características raciais e pureza. Segundo o presidente da Junta Governativa do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, organizador da Feovelha, o cancelamento de algumas exposições durante a pandemia pode ser um dos motivos para o aumento dos animais inscritos nesta edição. “Outra coisa foi a boa valorização dos animais do ano passado, tanto no rematão quanto nos carneiros e nas fêmeas tatuadas. Começamos, novamente, a colocar boas energias na feira e, com isso, o reflexo é de que os bons negócios comecem a voltar. 

O cenário da ovinocultura vem em ascendência e a demanda aquecida com a procura cada vez maior, principalmente por fêmeas. Muitos produtores estão retomando a atividade ou alguns começando. Estamos otimistas”, disse. 

Neste ano, em razão da pandemia, a Feovelha é exclusivamente técnica e comercial e acontece entre os dias 28 e 30 de janeiro em Pinheiro Machado. 

A transmissão dos julgamentos ficará sob a responsabilidade de cada raça e compartilhada na página oficial da Feovelha no Facebook para quem quiser acompanhar pela internet. O acesso ao Parque Charrua é liberado e gratuito, com a presença da Fiscalização Sanitária para o devido cumprimento dos protocolos para evitar disseminação da covid-19. 

O consumo do chimarrão foi proibido pela Secretaria Municipal de Saúde.


Animais inscritos 
A galpão 

Merino Australiano - 11 
Ideal - 23 
Corriedalle - 18 
Romney Marsh - 3 
Hampshire Down - 7 
Texel - 1 
le de France - 21 
Suffolk - 6 
Poll Dorset - 8 
Crioula - 5 
Corriedale colorido - 7 
Hampshire colorido - 1 
Texel colorido - 12 
Total: 123

Rústicos Merino 
Australiano - 14 
Ideal - 26 
Corriedalle - 18 
Hampshire Down - 5 
Texel - 19 
Ile de France - 3 
Texel colorido - 10 
Total: 89

Nenhum comentário:

Postar um comentário