quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

A Polícia Civil de Pinheiro Machado, alerta para uma modalidade de golpe que não é novo, mas vem crescendo na região.

 

GOLPE Nº 1: UTILIZAÇÃO DO CÓDIGO DE SEGURANÇA 
Como funciona? Após conseguir o seu número de telefone em sites de anúncio ou em bancos de dados de vazamento, os golpistas entram em contato com você pedindo a confirmação, por WhatsApps ou por telefonema, de um número de verificação que será enviado via SMS. 

Contudo, o que muitos não percebem, é que esse é o código de autenticação do próprio aplicativo, e acabam passando para os criminosos. Com essa chave de acesso, golpistas conectam sua conta a um novo celular e te desconectam do seu WhatsApp. 

A partir daí, conseguem utilizar o aplicativo como se fosse você - e normalmente fazem isso para pedir dinheiro a sua lista de contatos em seu nome, mas passando as informações bancárias deles.
Como se prevenir de golpes bancários no WhatsApp

• Existem duas medidas extremamente importantes para incrementar a segurança no aplicativo. A primeira é nunca compartilhar o código de seis dígitos do WhatsApp enviado via SMS com terceiros, assim os criminosos não terão acesso a sua conta. 
• Faça a Verificação do WhatsApp em Duas Etapas (veja abaixo): Ative a opção “Verificação em duas etapas”, recurso criado para checar a utilização do número e proteger a conta de fraudes. Para ativá-lo, basta seguir os passos abaixo: 
1. No aplicativo WhatsApp, entrar em “Configurações” 
2. Acessar a opção “Conta” 
3. Selecionar “Verificação em duas etapas” 
4. Registrar uma senha 
• Após ativar esse recurso, de tempos em tempos o aplicativo solicitará a confirmação da senha. Sempre que logar sua conta em outro aparelho celular ou computador (WhatsApp Web), a senha também será solicitada.

GOLPE Nº 2: UTILIZAÇÃO DA FOTO DE UMA PESSOA CONHECIDA 
Como funciona?  

Um golpe mais simples que o comum, mas que tem se popularizado, ocorre quando o golpista se faz passar por uma pessoa conhecida para pedir dinheiro. Ou seja, o golpista utiliza o nome e alguma foto de algum amigo/familiar - normalmente a própria foto do WhatsApp original de um conhecido seu, mas também pode ser das redes sociais - em outro celular e envia mensagem dizendo que trocou de número de telefone e que estaria precisando de ajuda. A partir daí, o modo de atuação é bem semelhante ao primeiro golpe.


Sempre desconfie de qualquer pedido de transferência/negócio realizado apenas pelo Whatsapp. 
Ligue para a pessoa que está solicitando a transferência, questionando se aquele pedido é verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário