A 37ª edição da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha), promovida pelo Sindicato Rural de Pinheiro Machado, acontece de 28 a 30 de janeiro, no Parque Charrua.
Neste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus, não haverá programação cultural para evitar aglomerações. Além da modalidade presencial, a organização vai investir nas transmissões pela internet para oportunizar a compra de ovinos para quem preferir ficar em casa.
As transmissões dos julgamentos ficarão sob a responsabilidade das próprias raças.
Os membros da Junta Governativa, Heber Farias (presidente), Michel Corrêa (secretário) e Eduardo Peraça (tesoureiro), assumiram o Sindicato Rural há cerca de 40 dias da Feovelha.
“Sabíamos que estávamos diante de dois grandes desafios quando decidimos colocar nosso nome à disposição para ocupar os cargos: a realização de uma das maiores feiras de ovinos do Estado e essa pandemia.
Nesse pequeno período já conseguimos entender que uma Feovelha se faz com muitas mãos e bastante força de vontade”, disse o presidente.
Além disso, segundo Farias, é de suma importância manter a tradicional data da feira - no último final de semana de janeiro.
“Temos a comercialização de fêmeas durante o rematão, sendo uma das mais significativas do Estado no que diz respeito à qualidade, volume e variedade de raças.
Também durante a Feovelha recebemos criadores de todo o Estado, comercializamos carneiros das mais diversas raças e isso propicia aos produtores da metade Sul acesso a animais de alta qualidade genética sem muitas vezes sair de casa”, comentou.
O Sindicato Rural garantiu apoio do poder público pinheirense na semana passada, quando esteve junto aos representantes da prefeitura e da Câmara de Vereadores.
“Todos entendemos que estamos diante de um vírus que se dissemina muito rápido e precisamos adaptar nossas atividades. Para se desenvolver, a ovinocultura conta com as feiras de verão e estamos contando com todo apoio dos profissionais da Saúde para organizar os planos de contingência, respeitar os decretos e garantir a segurança de todos os presentes - com uso obrigatório de máscara, proibição do chimarrão no pavilhão de remates, higienização constante dos banheiros e distribuição de álcool em gel em vários pontos do Parque Charrua”, afirmou Farias.
Animais a prêmio
Até o dia 21 de janeiro estão abertas as inscrições para animais que disputarão o prêmio da 37ª edição da Feovelha.
O prazo vai até as 16h e as inscrições são realizadas somente através do site da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco): www.arcoovinos.com.br. Os preços são de R$ 50 para animais a galpão e R$ 100 para lote de rústicos (trio com ou sem reserva).
Rematão
Também estão abertas as inscrições para animais que participarão do tradicional rematão. As informações, bem como efetivação das inscrições, são diretamente com os escritórios Pioneiro Remates (Pinheiro Machado) e Knorr Leilões (Pelotas) pelos telefones (53) 3248 1429 e (53) 3028 1400, respectivamente.
A comercialização de ovinos do rebanho geral terá início às 14h30min da sexta-feira, 29 de janeiro, logo após a abertura oficial da 37ª edição do evento.
Todos os remates ocorrerão de forma presencial e serão transmitidos ao vivo através do Facebook da Feovelha e do canal do YouTube do Sindicato Rural de Pinheiro Machado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário