sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Justiça Eleitoral orienta para o dia da votação

 


As eleições municipais ocorrem neste domingo e os preparativos já começaram para garantir agilidade e segurança a todos os eleitores. Seguindo uma cartela de protocolos, estabelecidos pelos órgãos competentes, a Justiça Eleitoral preparou algumas dicas importantes a serem seguidas. 
De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o empenho por um pleito seguro contou com a consultoria de profissionais de saúde, garantindo que todas as 24,3 mil seções eleitorais do Estado estejam plenamente abastecidas com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e aptas a realizar os procedimentos necessários. 

Recomendações sanitárias 

O cidadão deve seguir as normas de distanciamento social e evitar o contato físico. A recomendação é que seja mantida a distância mínima de um metro entre os eleitores. Também serão disponibilizados materiais de proteção como álcool em gel e máscaras. No entanto, orienta-se que o eleitor já saia de casa com a sua, pois o número de máscaras extras é limitado e a sua utilização para votar é obrigatória.

Na hora de votar 

O método de votação foi alterado para torná-lo mais seguro. Agora, o eleitor, ao entrar na seção eleitoral, se posicionará na frente do mesário a uma distância mínima de um metro. Para evitar manuseio do seu documento, o próprio cidadão deverá mostrá-lo ao mesário. Ao ser identificado pela foto, o eleitor poderá ler em voz alta o número do seu título para que seja digitado pelo presidente da seção no terminal do mesário. O presidente lerá em voz alta o nome do eleitor para confirmar a sua identidade. 

O eleitor também poderá utilizar o aplicativo e-Título para a identificação, desde que tenha habilitado a biometria. No entanto, é necessário lembrar que o uso do telefone celular na cabina de votação não é permitido. Depois do processo de identificação, o eleitor deverá higienizar as mãos para a assinatura do caderno e para a votação, preferencialmente com a sua própria caneta. Após assinar, o cidadão aguarda a habilitação da urna, quando o mesário avisará que já pode ingressar na cabina de votação e digitar o número dos seus candidatos. 

Terminado seu voto, o eleitor higieniza as mãos e se retira da seção, abandonando o mais breve possível o prédio, de modo a evitar aglomerações desnecessárias. 

Lembretes importantes 

Antes das eleições, o eleitor deve verificar o seu local de votação através do site do TSE ou no aplicativo e-Título. 

A Justiça Eleitoral gaúcha também disponibiliza para consulta dos locais o telefone 148. No sábado (14) anterior ao dia do primeiro turno, o serviço estará disponível das 10h às 19h e no domingo de eleição (15) das 6h às 17h. 

Depois de verificar onde votar, não esqueça de levar documento oficial com foto, máscara e sua caneta para evitar o compartilhamento do objeto na hora de assinar. A votação ocorre entre 7h e 17h, de acordo com o relógio local. O horário das 7h às 10h será preferencial para maiores de 60 anos e pessoas em grupo de risco. Lembre-se que o primeiro voto é para vereador (cinco dígitos), e, na sequência, para prefeito (dois dígitos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário