quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

PINHEIRO MACHADO REALIZA LANÇAMENTO OFICIAL DO PROJETO DE EQUOTERAPIA



A Prefeitura de Pinheiro Machado realiza, na sexta-feira, 5 de dezembro, às 10h, na Chácara Quero-Quero, o lançamento oficial do Projeto de Equoterapia. A iniciativa marca um avanço histórico nas políticas públicas de inclusão e atenção integral à saúde no município, com investimento total de R$ 171,4 mil por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O projeto foi estruturado para atender, inicialmente, cerca de 50 pessoas, incluindo estudantes da rede municipal de ensino e pacientes com diagnóstico ou recomendação médica, especialmente aqueles em tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

As atividades serão realizadas nas dependências da Chácara Quero-Quero, espaço preparado para receber as sessões terapêuticas com segurança e acompanhamento técnico.

Segundo o prefeito Ronaldo Madruga, a implantação da equoterapia representa a consolidação de um compromisso assumido pela atual gestão. “A oportunidade inicial, a partir de diagnóstico ou recomendação médica, é para estudantes da rede municipal de ensino e pessoas em tratamento do TEA. Estudos comprovam a evolução rápida e significativa na reabilitação por meio dessa terapia”, destaca.

O secretário municipal de Saúde, Felipe Viana Lima, reforça que o município oferecerá transporte aos participantes e salas de apoio e acompanhamento profissional. “A estrutura foi pensada para garantir um cuidado humanizado e promover qualidade de vida, especialmente às crianças que mais precisam da atenção do poder público”, afirma.

A equoterapia, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, utiliza o cavalo como instrumento terapêutico em uma abordagem multidisciplinar que envolve profissionais da saúde, educação e equitação. A técnica contribui para o desenvolvimento do equilíbrio, coordenação motora, concentração e autoestima, sendo eficaz em casos de autismo, paralisia cerebral, ansiedade e atrasos no desenvolvimento.

Antes mesmo do lançamento oficial, o projeto já havia iniciado seu processo de adaptação. Em 17 de novembro, alunos assistidos pelo Instituto Germinar realizaram uma visita à Chácara Quero-Quero para um primeiro momento de acolhimento e aproximação.

As famílias puderam preencher o formulário inicial, conhecer o local onde ocorrerão as sessões e tirar dúvidas com a equipe técnica. As crianças tiveram um breve contato com os cavalos — observando, tocando e interagindo com os animais — sempre acompanhadas de forma segura pelos profissionais.

A Administração Municipal convida autoridades, instituições, profissionais da saúde e educação, além de toda a comunidade, para acompanhar o lançamento oficial do projeto e conhecer mais uma ação que reforça o compromisso de Pinheiro Machado com inclusão, desenvolvimento e políticas públicas transformadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário