quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Movimento dos Lanceiros Negros realiza Painel de Debates em Pinheiro Machado

 


O plenário da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado foi palco, na última sexta-feira (2), para o Painel de Debates do Movimento dos Lanceiros Negros. O evento, que foi promovido pela Secretaria da Indústria Comércio e Turismo, contou com a participação de diversos representantes do movimento, vereadores e convidados. 

O painel teve três pautas em debate: História dos heróis da pátria “Lanceiros Negros”, Turismo Rural e Economia para a região e Mobilização das autoridades e comunidade para o acampamento em novembro. 

O acampamento dos Lanceiros Negros está previsto para acontecer nos dias 13,14 e 15 de novembro, no Cerro dos Porongos. Participaram do painel o professor Taylor Lima, de Candiota, a professora e historiadora Rosa Claudete Vaz Duarte, de Pinheiro Machado, além de Waldemar de Moura Lima e Luiz Mendes, de Guaíba, ambos representando a origem do projeto Porongos. 

Os organizadores do evento ressaltaram que “a luta é contra o preconceito institucional em todas as esferas. Estamos gratos por ter pessoas preocupadas com essa causa, para não deixar apagar verdadeira história dos Heróis da Pátria. Uma história repleta de traiçoeiros que não buscam interpretar os fatos”. Rosa Claudete falou sobre a importância da realização do evento. 

“Foi uma honra participar como uma das painelistas do evento, com a participação do prof. Taylor Lima, de Candiota, Waldemar de Moura Lima e Luiz Mendes, de Guaíba, representando a origem do projeto/Porongos. Além dos vereadores Cássio Garcia (Progressistas) e Magda Afonso (PDT), o secretário (de Indústria, Comércio e Turismo) Olício Lopes, todos lutando pela realização do monumento em memória dos Lanceiros Negros, agora heróis nacionais, que foram vítimas do massacre em Porongos”.

O secretário Lopes explica que a pauta principal é a construção do Memorial dos Lanceiros Negros Heróis da Pátria, assunto que já vem sendo debatido em âmbito estadual. 

“O memorial é um anseio do movimento negro, estamos buscando o apoio de entidades e organizações públicas e privadas. Além da construção, foram realizadas tratativas sobre o acampamento dos Lanceiros que vai acontecer em novembro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário