A Ong Vida Nova está promovendo o curso básico de Eletricista Residencial. As aulas acontecem nas terças-feiras, nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Lucas Prisco. A turma é composta por 41 alunos de faixa etária diversificada.
O objetivo é proporcionar conhecimento e capacitação para a execução da atividade profissional. A aula inaugural foi realizada dia 23 de maio e o curso tem dois meses de duração.
O curso é ministrado pelo Técnico em Elétrica Marcelo Matias, com mais de 20 anos de atuação na área e responsável por ministrar a teoria e prática do curso.
Segundo ele, ao finalizar o curso os alunos estarão capacitados para planejar serviços elétricos, realizar instalação de distribuição de baixa tensão, montar, reparar instalações elétricas e equipamentos auxiliares em residências, estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços.
“A turma é muito dedicada, o aproveitamento das aulas é de 100%, o pessoal está disposto a aprender. Os alunos, na maioria, estão buscando capacitação para realizar o serviço da própria residência, sabemos que o custo da mão de obra muitas vezes inviabiliza o projeto”, declarou Matias.
Matias salientou a participação feminina no curso. “O número de mulheres participando do curso é um diferencial, são chefes de família que buscam agregar conhecimento para as tarefas diárias como a instalação do chuveiro na residência, a troca da lâmpada, querem conhecer a funcionalidade dos equipamentos que utilizam”, disse.
Conheça a Ong Vida Nova:
A Ong Vida Nova é uma instituição não governamental em atividade desde 2005, oferece qualificação a comunidade pinheirense através de cursos e oficinas. O objetivo da Ong é capacitar através dos cursos ministrados por profissionais qualificados.
Todo trabalho desenvolvido pela Ong é gratuito e desenvolvido de forma voluntária. Atualmente, a Ong tem uma parceria com a Prefeitura e atende uma demanda maior de público.
Segundo o coordenador da Ong, Olício Lopes a instituição é voltada para o público de baixa renda, mas, de acordo com a disponibilidade de vagas e horários atende qualquer cidadão que busca a qualificação profissional através dos projetos desenvolvidos.
Ele salientou que a organização trabalha em prol da comunidade há 18 anos e, disponibiliza oficinas e cursos em diversas áreas, entre elas, tricô, crochê, música, canto, corte e costura, arte em jornal, trabalho com lã crua.
Através de parceria com a prefeitura, mantém uma loja de artesanato com participação de 20 artesãos.
Também tem a sala da quitandeira, com estrutura necessária para a conservação dos produtos e quitutes de forma que possam ser comercializados dentro das normas exigidas. As duas lojas estão localizadas em salas individuais na estação rodoviária da cidade.
“O principal objetivo é dar espaço para os artesãos e produtores comercializaram seus produtos e através das vendas aumentarem a renda das famílias”, explica.
Os interessados em participar dos cursos e oficinas devem entrar em contato com o coordenador da Ong pelo WhatsApp (53) 99931-1962, bem como os profissionais que tiverem disponibilidade para realizar trabalho voluntário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário