A prefeitura de Pinheiro Machado através da secretaria de Educação recebeu nesta semana informação que o município foi um dos poucos do RS, que no ano de 2022, aplicou 100% da verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em agricultura familiar.
Esse é um marco expressivo na união da Agricultura Familiar com o PNAE e tem promovido uma importante transformação na alimentação escolar, ao permitir que alimentos saudáveis, produzidos diretamente pela Agricultura Familiar, possam ser consumidos diariamente pelos alunos da rede municipal.
“Isso é muito importante para o município, porque valoriza os produtos oriundos da agricultura familiar e fomenta e incentiva o trabalho do homem e da mulher do campo”, destaca o Executivo.
A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar.
“Além de garantir uma merenda mais saudável para as crianças – já que a maior parte desses produtos é orgânica e é o recomendado por especialistas em nutrição – também fomentamos a agricultura familiar e economia local. A gente consegue ter frutas, verduras e legumes, tudo através do PNAE. Com isso, garantimos segurança alimentar para os estudantes dentro de uma dieta rica e farta em vitaminas e sais minerais oriundos de um produto limpo, puro e diretamente voltado para as nossas crianças”, completa a secretária de Educação, Jaqueline Castro dos Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário