Os setores de Atenção Básica e Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiro Machado realizaram levantamento visando informar a população acerca dos dados de cobertura vacinal da vacinação contra COVID-19 no Município.
A partir dos dados apresentados (imagens) verifica-se que o município apresenta ótimos índices de cobertura vacinal em esquema vacinal primário, principalmente na população adulta.
Contudo a procura pelo imunizante a partir no primeiro reforço está sendo muito abaixo do esperado pela equipe da secretaria da municipal da saúde, assim como em crianças de 5 a 11 anos.
Salienta-se que usuários que foram imunizados com a vacina Janssen, deverão seguir o mesmo esquema vacinal dos demais laboratórios, ou seja, até 39 anos deverão ter administração de três doses e a partir de 40 anos 4 doses administradas.
“Gostaríamos de fazer uma analogia da vacina ao cinto de segurança. O cinto de segurança não impede que o acidente de transito ocorra, porém ele protege a pessoa de complicações no acidente, mesmo que por vezes ocorra o óbito. O uso do cinto de segurança pode reduzir 70% das mortes e lesões graves, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Já as vacinas podem diminuir em até 86% as chances de o infectado vir a óbito”, ressalta a coordenadora em Vigilância em Saúde e a coordenadora em Atenção Básica, Marina Scheer dos Santos e Carolina Aquino Alves Faria.
As pessoas que estão com doses em atraso, devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde de segunda a sexta-feira das 8:30 as 11:30 e 13:30 às 16:30 para atualizar seu esquema vacinal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário