sexta-feira, 3 de junho de 2022

Prefeitura municipal através da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente retorna ao Programa Troca-Troca de Sementes

 


Desde segunda-feira (30/05), o Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) começou o recebimento dos pedidos para o ano-safra 2022/2023. 

A prefeitura de Pinheiro Machado por um longo período esteve inadimplente com a Secretaria de Agricultura do RS e consequentemente estava fora do Programa. Neste ano, o governo municipal reverteu a situação e voltou a fazer parte do Programa Troca-Troca de Sementes. 

Desta forma, os produtores pinheirenses interessados no Programa poderão procurar a Secretaria de Agricultura do Município, além dos sindicatos e a Emater para se cadastrar. “Estou contente com o empenho do veterinário do município Edson Hélio, porque juntos, conseguimos retornar esse sistema de aquisição de sementes, que há muitos anos não estava à disposição dos produtores”, comemorou o vice-prefeito e secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Rogério Gomes Moura. 

O programa está disponibilizando 12 cultivares de milho híbrido convencional, 19 cultivares de milho híbrido transgênico e sete cultivares de sorgo. São oito empresas que estarão fornecendo um total de 38 cultivares de sementes para que cada produtor possa escolher aquela com as características técnicas mais adequadas ao seu sistema de produção. 

A principal novidade desta safra é o aumento de 50% no limite da quantidade de sementes por agricultor, que passa de quatro para seis sacas. Assim, cada agricultor vai poder fazer a reserva de até seis sacas de milho ou sorgo na etapa da safra e mais seis sacas na etapa da safrinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário