O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu Processo Seletivo Simplificado complementar para a contratação temporária de 48.535 recenseadores do Censo 2022.
As vagas, distribuídas em todas as unidades da federação, são destinadas a quem possui nível fundamental completo. As inscrições, por meio do formulário virtual, podem ser feitas até a próxima quarta-feira, 15.
O interessado deve acessar a página do IBGE (www.ibge.gov.br/pss-complementar). Não há cobrança de taxa.
Há 10 vagas destinadas para as cidades da região, direcionadas, em sua maioria, para Pessoa Preta ou Parda (PPP) ou Pessoa com Deficiência (PCD).
A distribuição será da seguinte forma: Aceguá (1 PPP); Bagé (1 PCD); Caçapava do Sul (1 PPP); Candiota (1 PPP); Hulha Negra (1 PCD); Lavras do Sul (1 PPP); Pedras Altas (2 amplas); Pinheiro Machado (1 PCD) e Santana da Boa Vista (1 PCD).
A divulgação dos selecionados está prevista para o dia 30 de junho. Antes do início da coleta do Censo, o recenseador passará por um treinamento obrigatório. O edital recomenda que o profissional tenha uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais.
Segundo o IBGE, a principal função do recenseador é entrevistar os moradores durante a coleta.
A remuneração, que se baseia na produção, pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. Quem quiser ter uma estimativa de quanto pode receber pode consultar o simulador.
A duração de contrato do recenseador está prevista para até três meses.
No geral, o IBGE deve contratar 206.891 servidores temporários para trabalhar no censo.
O instituto informa, ainda, que as contratações serão efetuadas nos termos da Lei 8.745, “que permite a admissão de pessoal por tempo determinado a fim de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário