Na tarde de ontem, 4, a Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, por iniciativa da vereadora Laura Ratto, recebeu a equipe multidisciplinar da APAE de Piratini e ouviu o depoimento das mães de filhos Portadores de Necessidades Especiais.
O objetivo era orientar os pais e comunidade, além de trocar experiências e informações, sobre o tema. De acordo com a vereadora, "Embora nos últimos anos tenha havido alguns avanços na inclusão dos Portadores de Necessidades Especiais, ainda existe um longo caminho a ser percorrido, pois, mesmo que estejamos em pleno século XXI, existem várias barreiras que impedem o acesso, o convívio e a permanência dessas pessoas, inclusive, no espaço escolar", destaca.
A vereadora ainda ressalta a importância de um atendimento especializado para essas crianças, tanto por parte dos profissionais da saúde, quanto pelos da educação. "Conforme próprio nome já diz, os portadores de necessidades especiais necessitam de um cuidado e uma preparação diferenciada por parte dos profissionais e, para isso, é necessário que essas pessoas tenham uma qualificação adequada na área", diz.
Na parte da saúde é fundamental a criação de um centro que atenda essas pessoas, proporcionando um melhor desenvolvimento para elas, tanto cognitivo quanto intelectual. Já no ambiente escolar, a vereadora cobra mais políticas públicas para atendimento desses alunos. "Poderia haver uma parceria entre o executivo e institutos de ensino que fornecessem formação adequada aos profissionais da educação que estão em sala com esses alunos, para saberem como atendê-los melhor", argumenta Laura.
De acordo com Laura, também, para as outras crianças é importante a inclusão, uma vez que, para ela, conviver com as diferença forma crianças mais empáticas e preocupadas com a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário