terça-feira, 26 de abril de 2022

Vigilância em Saúde Ambiental de Pinheiro Machado realiza controle vetorial do transmissor da Doença de Chagas

 


Após os agentes encontrarem uma ninfa de Triatoma Rubrovaria durante busca ativa, a unidade domiciliar recebeu controle químico. A borrifação ocorreu com o apoio da equipe da Terceira Coordenadoria de Saúde de Pelotas – 3ª CRS. 

Embora em alguns casos específicos ocorra o controle químico, o manejo ambiental ainda é o mais recomendado para evitar que haja a proliferação do barbeiro no domicílio e na área ao redor da residência. 

*Dicas de manejo ambiental:* 

Tampar / Vedar potenciais esconderijos como buracos e frestas; Vistoriar atrás dos quadros de parede, embaixo de colchões e travesseiros; 

Evitar guardar entulhos (caixas, restos de obras, roupas, sacos de alimentos no chão, entre outros), encostados e armazenados dentro de casa, sacadas e varandas; Limpar os quintais e pátios regularmente deixando-os livres de entulhos (telhas, montes de madeiras e outros materiais de construção); 

Construir galinheiros, chiqueiros, apriscos e paióis longe da casa mantendo suas estruturas bem conservadas (sem frestas); Fechar à noite, se possível, os locais da casa que permitam a entrada de insetos (portas e janelas); Proteger as janelas com telas mosquiteiros, utilizar protetores de porta contra insetos, para não passar barbeiros e outros insetos / animais indesejados. 

Ao encontrarem insetos suspeitos de barbeiros os moradores devem encaminhar o exemplar a um Posto de Informação de Triatomíneo – PIT. Também poderão procurar um Agente Comunitário de Saúde – ACS. 

Locais de recebimento de barbeiros e escorpiões: 
Secretaria Municipal de Saúde (Sede da Vigilância); 
USF São João Batista; 
USF Passo do Machado; 
USF Vila Umbu; 
USF Torrinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário