O município de Pinheiro Machado por meio de Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), promoverá no dia 23 de novembro, às 14h o encontro “21 Girassóis” em alusão ao Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher, celebrado oficialmente no dia 25 de novembro.
O evento faz parte de uma ação regionalizada promovida pelo Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas – GAMP, que convidou o município para integrar a “Campanha Nacional pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas”, sendo proposto, 21 dias de ativismo, iniciando no dia 20 de novembro/Dia Nacional da Consciência Negra, passando pelo dia 25 de novembro/Dia Internacional da Luta pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, e se encerrando no dia 10 de dezembro/Dia Internacional dos Direitos Humanos, visto que são datas extremamente significativas.
Além de Pinheiro Machado, mais 10 municípios somaram-se à ação. As atividades previstas serão focadas em dois eixos: fome e reflexão sobre as diferentes violências às mulheres, focando o respeito e a igualdade, problematizando os porquês desta violência, diferença entre os sexos, compartilhando responsabilidades e tarefas, trazendo os homens para dentro desta Campanha e envolvendo a comunidade.
Já estão confirmadas as presenças das ativistas do município de Pelotas para realizarem falas de conscientização: Diná Lessa Bandeira, Coordenadora do GAMP; Myryam Viégas, Coordenadora das Políticas Públicas para as Mulheres de Pelotas e Lúcia Christ, Assistente Social, da Delegada de Pinheiro Machado, Alexandra Sosa e também confirmaram presença as Vereadoras Municipais.
Após as falas, serão homenageadas 21 mulheres, representando os 21 dias de ativismo.
De acordo com a equipe do CRAS, no local serão distribuídos panfletos com orientações e contatos indicados para denúncias contra a violência às mulheres. “Também iremos fazer a distribuição de mudas de girassóis para os presentes, orientando que ao chegarem em suas residências realizem o plantio, já que o girassol é o símbolo do Levante Feminista, flor que representa esperança”, relatou.
Para finalizar o evento, todos os presentes serão convidados a participar de um aulão de zumba, focando na importância da prática de exercícios físicos para saúde e no bem-estar que a prática da dança traz, aumentando a autoestima das mulheres, proporcionando um momento de descontração.
A Assistente Social do Município, Juacema Costa, faz um convite especial às mulheres do município. “A presença de todos é muito importante, pois esse é um tema que precisa ser colocado em pauta, para que essa luta seja de todas e de todos, precisamos sensibilizar a sociedade diante dessas dores, que tantas mulheres sofrem diariamente”, falou.
A organização pede também para que aqueles que tenham condições levem 1kg de alimento ou um pacote de absorvente, focando na pauta atual da pobreza menstrual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário