terça-feira, 22 de junho de 2021

Vereadora Laura Ratto propõe ao executivo indicação para triagem precoce para Diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

 




A vereadora Laura Ratto encaminhou hoje, 22, na sessão da Câmara Municipal, uma indicação ao Executivo Municipal para que seja realizada uma triagem precoce para diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nas unidades de saúde e creches municipais, através do questionário M-CHAT. 

De acordo com a vereadora, a falta de tratamento, preferencialmente precoce, intensivo e adequado, com equipe multidisciplinar, pode gerar uma limitação permanente na capacidade de indivíduos com TEA para realizar atividades diárias. “Um dos grandes esforços no momento é detecção precoce de crianças de risco, pois está claro que quanto mais cedo se inicia uma intervenção adequada, melhor o prognóstico e menor a carga familiar e social”, diz Laura. 

TESTE M-CHAT 

O questionário é composto por 23 perguntas do tipo sim/não, as quais serão respondidas pelos pais de crianças entre 16 e 30 meses de idade que estejam acompanhando o filho em uma consulta pediátrica. As respostas aos itens da escala levam em conta observações dos pais com relação ao comportamento do filho. 

A soma total dos pontos vai indicar a presença de sinais do TEA, mas não necessariamente confirmam o diagnóstico preciso. Em caso de pontuação elevada, é fundamental que a criança siga para uma avaliação com um médico especialista e uma equipe multidisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário