sexta-feira, 4 de junho de 2021

Leite promete vacinar todos os adultos do RS com duas doses em 2021; veja cronograma

 


O governador Eduardo Leite anunciou no início da noite desta sexta-feira (4) um cronograma de vacinação contra a covid-19 que prevê imunizar toda a população do Rio Grande do Sul, com duas doses, até o final do ano.

O governo prevê que toda a população acima de 18 anos do Estado receberá ao menos uma dose de vacina contra a covid-19 até 30 de setembro. Pelo cronograma anunciado pelo governador, a previsão é que, em junho, seja concluída a vacinação de 100% do grupo de maior vulnerabilidade e dos profissionais de educação. Além disso, pessoas do público geral de 50 a 59 anos também devem receber a primeira dose da vacina. 

Em julho, a vacinação se estenderá para as faixas etárias entre 40 a 49 anos. Em agosto, será a vez das pessoas entre 30 e 39 anos e, em setembro, entre 18 e 29 anos. A projeção é que o esquema vacinal, com a aplicação de duas doses, seja concluído para todas as faixas etárias alvo até o final de dezembro. “Temos, sim, a perspectiva de poder vacinar toda a população adulta do RS até o final do mês de setembro com a primeira dose. 

O RS é o Estado que mais vacina sua população. Estamos sempre no topo do ranking e somos o Estado que tem maior percentual da população com as duas doses da vacina. Essa é uma corrida em que todos ganham, e no Rio Grande do Sul, vamos continuar trabalhando para proteger sempre a nossa população”, disse o governador, em vídeo divulgado à imprensa. 

O governo informa que, até esta quinta-feira (3), já recebeu 6,7 milhões de doses de vacinas, sendo 3,3 milhões da CoronaVac, 3,2 milhões da AstraZeneca/Oxford e 217 mil da Pfizer. Secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, afirmou que o governo tem expectativa de que o Ministério da Saúde seja regular no envio das remessas e cumpra o calendário anunciado. “Estamos mobilizados para continuar na distribuição ágil de todas as remessas, e os municípios seguem comprometidos de que não podemos deixar doses paradas nos postos, dinâmica que nos permite estar sempre no topo do ranking da vacinação no país. 

É fundamental que possamos cumprir esse cronograma para protegermos a população”, disse. O total de adultos é estimado em 8.946.899 pessoas no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário