terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Participação da ASCAR/EMATER-RS na 41ª FEOVELHA

 


A Feira e Festa Estadual da Ovelha completou 41 anos ininterruptos de atividades com olhar otimista para um futuro promissor. A ASCAR/EMATER-RS esteve presente no evento realizado de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, em Pinheiro Machado, com seus tradicionais concursos de borregas, artesanato em lãs e peles; na organização do pavilhão e feira da agricultura familiar; na coordenação da feira de artesanato em lãs e peles; no desfile de peças de lã; na realização de oficinas e demonstrações de métodos; e no atendimento ao público no espaço institucional. 
20º Concurso Municipal de Borregas 

A 20ª edição do concurso municipal de borregas da Emater teve participação expressiva de produtores, que trouxeram ao Parque Charrua 90 fêmeas ovinas jovens, divididas em 30 trios de 8 raças distintas (Merino Australiano, Dohne Merino, Ideal, Corriedale, Crioula, Romney Marsh, Pool Dorset e Texel), bem como 4 trios de ovinos naturalmente coloridos (Ideal, Corriedale, Romney Marsh e Texel). Merece destaque o elevado número de jovens ovinocultores no evento – sendo muitos, inclusive, premiados nos julgamentos -, o que indica a retomada e renovação da atividade. 

Desfilaram pela pista de julgamentos animais de muito boa qualidade genética, o que deu trabalho aos jurados indicados pela ARCO, Giovanna Carlesso e Leonardo Farion, na escolha dos melhores exemplares. Por fim, estes elegeram como melhores lotes os animais dos produtores: 

Raça Merino Australiano
 
Melhor Lote - Rodolfo Flores Madruga 
Segundo Melhor Lote – Larissa Pereira Camacho 

Raça Dohne Australiano 
Melhor Lote - Matias Rosa de Britto 
Raça Ideal Melhor Lote - Luiza Farias Fernandes 
Segundo Melhor Lote - Ramiro Farias Barão 

Raça Corriedale 
Melhor Lote - Gustavo Godoi Goulart e Otavio Godoi Goulart 
Segundo Melhor Lote - Rosângela Godinho Souza 

Raça Crioula 
Melhor Lote – Marianita Leivas Andretti 
Segundo Melhor Lote – Luís Otávio Leivas Andretti 

Raça Romney Marsh 
Melhor Lote - Luís Otávio Leivas Andretti 
Segundo Melhor Lote - Marianita Leivas Andretti 

Raça Pool Dorset 
Melhor Lote – Jeferson Garcia Rodrigues 

Raça Texel Melhor Lote - Rodolfo Flores Madruga 
Segundo Melhor Lote - Valéria Vaz Gonçalves 

Ovinos Naturalmente Coloridos 
Melhor Lote - Larissa Pereira Camacho 
Segundo Melhor Lote - Elton Mailan Ferro 

Os campeões locais irão representar o município na fase regional do concurso, que será realizada na cidade de Herval, no dia 25 de abril. 

Cabe ressaltar a importância dos apoiadores e patrocinadores do evento, sem os quais não seria possível sua realização... Prefeitura Municipal, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sicredi Liberdade, Cresol e ARCO.

18º Concurso de Artesanato em Lã e 11º Concurso de Artesanato em Peles 

Os já tradicionais concursos de Artesanato em Lãs e de Artesanatos em Peles foram destaques entre as atrações da Feovelha, os quais contaram com a participação de 20 artesãos de 11 municípios da região.

As peças exclusivas e criativas confeccionadas a partir de fibras de lã ou com peles ovinas chamaram atenção do público durante o desfile de peças realizado na tarde do domingo, dia 2.


No Concurso de Artesanato em Lã foram premiados os melhores trabalhos nas categorias Fiação, Tecelagem, Tricô, Crochê, Crochê Jacquard, Feltragem, Técnicas Mistas, Trabalho com Lã Top, Acolchoado e Destaque Inovação. Sendo que três artesãs locais mereceram destaque nas premiações. Mariza Dias da Rosa conquistou o prêmio de melhor trabalho na categoria Inovação, Rosemere Dias teve seu trabalho eleito como o melhor na categoria Crochê e Tânia Maria Mariane Moreira conquistado o melhor trabalho na técnica de Feltragem. 

Já no Concurso de Artesanato em Peles, se escolheu os melhores trabalhos nas categorias Pelego e Pele Livre, tendo a artesã pinheirense Cristiane Couto Baldez conquistado o prêmio de melhor pelego.

Realização de Oficinas 

Foram realizadas diversas oficinas durante o evento, as quais contaram com boa participação e interação do público, onde foram realizadas demonstrações de métodos com intuito de facilitar os processos produtivos, assim como, melhorar a qualidade dos produtos obtidos e, consequentemente, agregar valor aos produtos produzidos. Além da demonstração e esclarecimento dos métodos, na maioria das oficinas os participantes puderam ‘colocar a mão na massa’ e praticar as metodologias apresentadas. Abaixo algumas fotos das oficinas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário