Com o aumento das chuvas, cresce também o risco de disseminação da leptospirose, doença causada por uma bactéria presente na urina do rato que, normalmente, se espalha pelas águas de esgotos e inundações.
Ciente disso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância em Saúde, têm buscado conscientizar a população sobre os riscos e principais sintomas da doença, uma vez que estamos em período de chuvas intensas e que deixou o município em estado de alerta.
Em situações de chuvas intensas, a urina dos ratos em esgotos e bueiros mistura-se à água e a lama, facilitando a transmissão da Leptospirose, que se dá pelo contato com a água contaminada, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento na pele.
A principal medida para prevenir a doença é evitar o contato com água ou lama de chuvas intensas ou esgotos. No caso de inundações, após as águas baixarem é necessário retirar a lama e desinfetar o local, lavando os pisos, paredes e bancadas com água sanitária, sempre se protegendo e evitando o contato direto com os possíveis elementos contaminados.
Caso tenha contato com água ou lama de inundações ou esgotos e apresente febre, dor de cabeça e dores no corpo em até 40 dias após o possível contágio, o cidadão deverá procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
A Leptospirose é uma doença infecciosa curável, mas o diagnóstico e tratamento precoce é importante para evitar danos renais e hepáticos que podem levar à morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário