Apagados da História- Reconhecendo a História dos Lanceiros Negros é um projeto da Escola Neli Betemps, onde eu, Juacema Costa Lima sou a Professora Orientadora, contando com mais duas Professoras Coorientadoras, Tamires Rosa Soares e Maitê Dias Ribeiro.
Contamos com o apoio incansável da Direção da Escola, da Secretária Regina Medeiros e do nosso Professor Intérprete Tiago Mengotti Alves.
Além dos profissionais da escola, tivemos a colaboração de Emerson Souza Pontes, Gezer Tavares, Marcia Silveira, Padre Eleutério Junior, Sandra Farias e Simião Silva Barbosa, Pinheirenses que me ajudaram muito na construção desse projeto
O projeto nos remete a um dos acontecimentos mais marcantes do nosso estado: "*A Revolução Farroupilha".
Nesse periodo o Brasil era um país escravocrata e os líderes da revolução recrutaram os negros escravizados para que lutassem ao seu lado em troca da tão sonhada liberdade.A revolução já se estendia por quase 10 anos e a liberdade prometida aos Lanceiros Negros se tornou um impasse nas negociações de paz, pois não era aceita pelo Império, assim na madrugada de 14 de novembro de 1844 em Porongos, hoje município de Pinheiro Machado, esse impasse chegou ao fim, os Lanceiros Negros, desarmados e desprotegidos foram massacrados numa "surpresa" que a décadas vem sendo discutida por historiadores, que buscam reescrever esse triste capítulo da nossa história. Esse episódio ficou conhecido como o Massacre de Porongos.
O Projeto oportunizou aos nossos alunos aprendizagem e contato com a nossa história, despertando o sentimento de justiça que certamente fez brotar o desejo de viver em uma sociedade mais justa e igualitária.
O Projeto foi selecionado na X FEICAN, passando para a XII FEIRA DE CIÊNCIAS DO CAMPUS BAGÉ DA UNIPAMPA, onde foi classificado para a III FECIPAMPA, Feira que estamos concorrendo com a mostra do vídeo que foi produzido pelos alunos dos Anos Finais da Escola, tendo sido gravado no Sítio dos Porongos.
Pedimos a colaboração de toda a comunidade de Candiota e região, para que nos ajudem, acessando o link https://youtu.be/GchO22h83fw?si=XLoV0shfWXYWBRR e, curtindo nosso vídeo e compartilhando, para que mais pessoas possam conhecer essa história e para que possamos ir além com o nosso projeto, que está competindo com diversos outros de todo o Estado do Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário