A 36ª edição da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha), que acontece entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, no Parque de Exposições Charrua, no Sindicato Rural de Pinheiro Machado, vai contar com várias atrações artísticas e culturais, além dos tradicionais julgamentos e remates.
A atividade é promovida pelo Sindicato Rural de Pinheiro Machado, presidido, desde julho do ano passado, por uma junta governativa, encabeçada pelo produtor Edson Hélio Souza Farias. A comissão, desde que assumiu, vem trabalhando para a realização do evento.
De acordo com Farias, os preparativos estão na reta final. As inscrições para os julgamentos encerraram ontem. “Temos mais de 400 animais inscritos para os concursos e 2,4 mil para os remates”, detalha.
O presidente salienta que a ideia é trazer o público para dentro da Feovelha e, para isso, a entrada no parque, bem como o estacionamento, não serão cobrados.
Farias ressalta que na programação consta a primeira Feira de Agricultura Familiar, o Rodeio Universitário, promovido pelo Piquete à Moda Antiga, encontro de carros antigos, Copa Chevette e show com o cantor Joca Martins, que acontece no sábado (1º de fevereiro), a partir das 19h.
Farias salienta que o Rematão será realizado no dia 31 de janeiro, a partir das 14h, e o remate de reprodutores no sábado (1º), a partir das 10h. Ambos serão transmitidos através da pagina do sindicato rural na rede social Facebook. “Queremos fortalecer a feira, e, para isso, contamos com a participação do público e produtores”, comenta.
Destaque Estadual
Pinheiro Machado é uma das cidades que mais se destacam nos índices de rebanho ovino no Rio Grande do Sul. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em conjunto com a Inspetoria Veterinária de Pinheiro Machado, o município tem o quinto maior rebanho do Estado. No Rio Grande do Sul, Santana do Livramento lidera, com uma criação equivalente a 400 mil ovelhas. Ao todo, o Estado conta com aproximadamente quatro milhões de ovinos.
Concurso bem gaúcho
Além dos remates e julgamentos e das gineteadas que serão realizadas na feira, outro atrativo é o inédito concurso de churrasco. Promovido pela comissão jovem do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, o concurso tem como meta unir todos os elos do setor produtivo, ressaltando a importância de cada um, fomentando e incentivando o consumo de carne ovina legalmente abatida.
No domingo, a partir das 6h, os assadores terão que provar que são especialistas e assar carne de cordeiro. A disputa será composta por dez equipes de no máximo três integrantes. Devem pagar R$ 250,00 à comissão e preencher um formulário para confirmar a inscrição.
O concurso receberá inscrições até o dia 26. Demais normas e situações do concurso estão disponíveis na página do facebook da comissão jovem - https://www.facebook.com/comissaojovemsrpm/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário