terça-feira, 1 de outubro de 2019

Ouro Negro e Sepco 1 assinam contrato para construção de usina em Pedras Altas

Depois de dois meses de negociação, o diretor-presidente da Ouro Negro S.A, Sílvio Marques, assinou, na sexta-feira, o contrato de EPC (Engineering, Procurement e Construction) - que em português significa Engenharia Compras e Construção - com o presidente da Sepco1 Construções do Brasil, subsidiária da Powerchina Sepco1 Eletric Power Corporation Ltda, Chen Weindong, para a construção da usina termelétrica em Pedras Altas.
O valor previsto para a obra é de 970 milhões de dólares. Conforme Marques, a empresa está negociando a venda da energia no Mercado Livre, com empresas do setor de mineração e beneficiamento de minérios. O empresário enfatiza que, somente após a assinatura desses contratos, o que deve acontecer em dezembro, deverá iniciar a obra. “A previsão é começar a construção em março de 2020”, comenta. Além disso, o presidente ressalta que a empresa está pronta para participar do leilão de energia nova A-6, previsto para 18 de outubro.
.
O certame é destinado à contratação de energia por quantidade, para empreendimentos de fontes hídrica, eólica e solar fotovoltaica, e por disponibilidade para termelétricas a biomassa, a carvão mineral nacional e a gás natural. O início de suprimento é para janeiro de 2025. “A demanda por energia ainda é fraca, mas a expectativa para o certame é de otimismo”.
O projeto da Usina conta com Licença Prévia, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), e outorga dos recursos hídricos, concedida pela Agência Nacional de Águas (Ana). A iniciativa chegou a ser incluída nos certames de 2017, mas não houve investidores interessados e, em dezembro do ano passado, nenhum projeto de térmica a carvão foi contratado no leilão de energia. A planta destinada para Pedras Altas prevê duas etapas, de 300 megawatts (MW) cada.

Informações Jornal Minuano

Nenhum comentário:

Postar um comentário