A partir desta quinta-feira (24/7), cidadãos que já possuem documento de identidade emitido no Rio Grande do Sul poderão solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) de forma mais rápida e simplificada, por meio do sistema “Identidade Fácil”.
O serviço já pode ser acessado pelo site https://identidadefacil.rs.gov.br/ em qualquer dispositivo fixo ou móvel. O aplicativo Identidade Fácil também já está disponível no app store da Apple e, no momento, em processo de aprovação para os dispositivos Android.
A iniciativa do governo Eduardo Leite, pioneira no Brasil, é resultado de uma parceria entre o Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).
O novo sistema digitaliza grande parte do processo de solicitação do documento. O preenchimento dos dados será feito online pelo cidadão, inclusive com o envio digital da certidão de nascimento ou casamento com matrícula. O modelo tradicional de agendamento presencial e online seguirá disponível para quem não atender aos critérios do novo sistema.
Etapa presencial reduzida
A etapa presencial, ainda obrigatória nos postos de identificação, será reduzida ao mínimo necessário: apenas a coleta biométrica de digitais e a fotografia, com o intuito de reduzir filas e aumentar o número de agenda disponível. O comparecimento será agendado por meio de formulário específico disponível na própria plataforma.
Como utilizar
Para acessar o sistema, é necessário ter uma conta ativa no portal https://www.gov.br A partir desta quinta-feira (24/7), o serviço já pode ser utilizado pelo site https://identidadefacil.rs.gov.br ou pelo aplicativo Identidade Fácil, que está disponível no app store da Apple e, no momento, em processo de aprovação para os dispositivos Android.
Documentos necessários
Solteiros: Certidão de nascimento;
Casados/viúvos: Certidão de casamento;
Separados/divorciados: Certidão de casamento com a devida averbação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário