quarta-feira, 19 de março de 2025

Trânsito para veículos pesados na ponte sobre o Rio Piratinizinho deve ser liberado até o final de março

 


O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, informou ao deputado federal Afonso Hamm, nesta quarta-feira, dia 19, durante reunião em Brasília, sobre a liberação do tráfego de veículos de carga e passageiros no km 68,56 da BR-293, na ponte sobre o Rio Piratinizinho, até o final de março. 

A recuperação total do local, também conhecido como ponte do Sabugueiro, tem um prazo estabelecido pelo departamento de 90 dias. O assunto já havia sido tratado pelo deputado Hamm com o superintendente do DNIT do Rio Grande do Sul, Hiratan da Silva, após o dia 24 de fevereiro, quando ocorreu o bloqueio parcial. 

O deputado manifestou preocupação em relação às rachaduras na ponte e aos transtornos no tráfego. Na ocasião, reivindicou celeridade nas obras de escoramento e reforço da estrutura. “É uma rodovia de intensa movimentação, principalmente no período de safra, e também no verão, quando o turismo se intensifica. Além de ser o trajeto de boa parte dos municípios da região da Campanha e fronteira para o porto de Rio Grande, e também quando muitos usuários utilizam a rodovia para deslocamento para atendimento na área da saúde”, argumentou. 

Durante o bloqueio parcial feito pelo DNIT, o trânsito para veículos leves não foi interrompido, no entanto, ocorreram congestionamentos, principalmente nos últimos 20 dias. Veículos como caminhões e ônibus foram proibidos de trafegar no trecho. Galvão relatou que, mesmo após a liberação do tráfego de veículos pesados, o sistema de "Pare e Siga", com semáforos em ambos os sentidos da pista, continuará em operação até que a solução definitiva seja implementada. 

O diretor anunciou um prazo de 90 dias, período em que o projeto será finalizado, a recuperação será realizada e a ponte será restabelecida para que todos os usuários trafeguem com tranquilidade e sem interrupções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário