O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, anunciou novas medidas para as dívidas de produtores rurais gaúchos durante a abertura oficial da Expointer 2024. As medidas prorrogam os débitos e atendem também demandas de cooperativas e cerealistas.
Segundo Fávaro, dívidas de produtores e cooperativas serão renegociadas no prazo de oito anos e de cerealistas em cinco, todas com carência para o pagamento. Já a renegociação das dívidas com bancos anunciadas anteriormente seguem com prazo de quatro anos.
Um dos líderes do movimento dos produtores rurais que, estão mobilizados na BR 293, próximo ao trevo de Hulha Negra, Dejair dos Santos, disse que o anúncio é bom, porém lembrou que as medidas anunciadas não foram assinadas ainda.
Santos comentou que outro anúncio que deve ser feito nos próximos dias dia é o chamado fundo garantidor, que segundo ele, os bancos não irão exigir avalista para os produtores negativados, O avalista será o próprio governo Federal.
Audiência
Nesta terça-feira, os produtores terão uma audiência no Ministério Público Federal, em Bagé. Recentemente, eles entregaram ao órgão uma documento com as reivindicações.
A partir dessa reunião, segundo Dejair dos Santos, os produtores irão decidir os próximos passos sobre a mobilização, em Hulha Negra. Eles estão com tratores no local, mas sem interrupção da rodovia.
Reportagem Bagé Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário