segunda-feira, 1 de abril de 2024

REMÉDIOS FICARAM MAIS CAROS A PARTIR DO ÚLTIMO DOMINGO

 


Os preços dos medicamentos vão ser reajustados em até 4,5% pelos fabricantes a partir do último domingo (31). O percentual foi definido pelo conselho da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos e publicado na última quinta-feira (28) no DOU (Diário Oficial da União). 

O consumidor deve sentir o impacto no bolso dentro de duas semanas. O aumento, porém, depende numa fórmula elaborada pelo órgão ligado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O setor farmacêutico é submetido ao controle de preços. 

Somente uma vez por ano as indústrias farmacêuticas estão autorizadas a reajustar os preços de seus produtos, para compensar os aumentos de custo de produção acumulados nos 12 meses anteriores. O reajuste deve atingir cerca de 13 mil produtos. 

De acordo com o governo federal, é o menor reajuste desde 2020, quando a pandemia de covid-19 chegou ao Brasil. Naquele ano, o reajuste foi de 4,08%, ainda sem impacto da emergência global. Nos anos seguintes, houve seguidas altas, chegando a 10,89% em 2022, o maior patamar desde 2016. Em 2023, foram registrados 5,6%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário