Spencer Leitman, um dos primeiros a denunciar o massacre, retorna ao local marcado por tragédias históricas
Na última semana, o Cerro dos Porongos, em Pinheiro Machado, foi palco de um momento histórico e emocionante com a visita de Spencer Leitman, um americano que desempenhou um papel importante ao denunciar o massacre ocorrido na madrugada de 14 de novembro de 1844. Após quase vinte anos, Spencer e sua esposa Arnel retornaram ao Rio Grande do Sul para reconectar-se com esse episódio marcante da história farroupilha.
Spencer Leitman, além de ser um visitante ilustre, foi um dos primeiros a expor a tragédia que se desenrolou no Cerro dos Porongos, onde infantes e lanceiros negros dos farroupilhas foram traídos, massacrados ou feitos prisioneiros.
A visita contou com a presença de Gunter Axt, renomado historiador, e Ricardo Vaz Seelig, Procurador de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Juntos, exploraram o local, refletindo sobre os eventos que moldaram a história da região.
A visita contou com a presença do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Olicio Lopes e da Diretora de Cultura, Nitieli Kloppenburg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário