terça-feira, 16 de janeiro de 2024

RIO GRANDE DO SUL TERÁ FORTE AGRAVAMENTO DO QUADRO METEOROLÓGICO NAS PRÓXIMAS HORAS

 


Depois de uma segunda-feira (15/01) de muito sol e poucas nuvens na maioria esmagadora dos municípios, o Rio Grande do Sul terá uma mudança muito rápida e brusca no tempo. Esperam-se fortes temporais e chuva volumosa para as próximas 48 horas. 

Nesta terça-feira (16/01), as nuvens carregadas, que avançarão da Argentina e do Uruguai, adentrarão o RS já pela manhã nas regiões de fronteira. A partir do meio-dia, se aguarda uma preocupante deterioração da atmosfera. Fortes áreas de instabilidades atingirão, primeiramente, os municípios do Oeste e Campanha; com o passar das horas, os temporais migrarão para a Zona Sul e Centro. 

Para a Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte, o tempo severo chegará entre o fim da tarde e no decorrer da noite. A chance de fortes temporais, com granizo, vendavais, muitos raios e enxurradas, é MUITO GRANDE. 

Diferentemente do que estamos acostumados durante o verão, esse quadro de tempo severo promete ser generalizado, ou seja, todas as regiões estão sujeitas às intempéries, com atenção especial nas áreas em vermelho do mapa. Alguns fenômenos severos, como microexplosões e tornados, mesmo que sejam mais isolados, não são afastados, pelo contrário, os índices de instabilidades são compatíveis para a formação dessas supercélulas. 

As chuvas fortes e risco de temporais, conforme os modelos meteorológicos, perduram também durante boa parte da quarta-feira (17/01). 

Fonte: MeteoRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário