terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Uso do Cinto de Segurança é obrigatório




Há ainda muita gente que considere incômodo o uso do cinto de segurança, mas nada justifica não o usar. 

Segundo estudo da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), o uso do cinto no banco da frente reduz em 45% as chances de lesões graves em acidentes e, nos bancos de trás, os passageiros ficam até 75% mais seguros (dados válidos para o cinto de 3 pontos).Por isso, a utilização do cinto de segurança é indispensável, seja qual for a ocasião. 

Uso é obrigatório A lei nº 9.503 (CTB – Código de Trânsito Brasileiro) de 23 de setembro de 1997, no artigo 65 diz que é obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN. 

Com isso fica bem claro que a obrigatoriedade fica para todos os ocupantes do veículo, inclusive os que andam nos bancos de trás. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), 97% das pessoas que andam no banco da frente utilizam o cinto — no âmbito mundial, o Brasil é um dos países líderes neste quesito. 

No entanto, na parte de trás do carro a situação se inverte: apenas 7% dos passageiros usam o dispositivo de segurança. Aliás, até quem leva os animais de estimação nos bancos traseiros deve fazê-lo sob essas premissas, ou usando cinto de segurança próprio para Pets ou fixando a caixa de transporte ao cinto de segurança. 

Não usar o cinto dá multa! 

É importante lembrar que a não utilização do cinto gera multa ao proprietário do veículo que também perde pontos na CNH. Por isso, atente-se e, caso algum ocupante do veículo não use o cinto de segurança, avise-o e só dirija quando todos estiverem em segurança. 

Utilizar o cinto de segurança é, também, uma forma de proteger a vida. Além de ser, por lei, obrigatório, é também um dever moral de cada cidadão. Acredite: você não irá querer passar por situações drásticas que poderiam ser evitadas pelo simples uso do dispositivo. 

Nos últimos dias em Pinheiro Machado foi muito comentado a utilização do cinto, segundo informações devido ao baixo número do efetivo o principal objetivo são as atividades de policiamento ostensivo visando combater o crime, isso não quer dizer que o policial não tenha competência na aplicação de multas. 

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro não usar o cinto de segurança é infração grave e pode levar a multa no valor de R$ 195,23, além de descontar cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do infrator. A situação é ainda pior para os motoristas que transportam crianças sem observar as regras específicas do transporte ideal para cada idade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário