quinta-feira, 20 de outubro de 2022

PREFEITO EM EXERCÍCIO CONVOCA E COORDENA REUNIÃO SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS COM MUNICÍPIOS DO CONSÓRCIO CIDEJA

 


Na data de ontem 19, na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito de Pinheiro Machado, foi realizada reunião sobre preservação ambiental com a participação de representantes dos municípios de Pinheiro Machado, Aceguá, Candiota, Herval, Lavras do Sul, Pedras Altas e Piratini. 

Também participaram do ato a Licenciadora Ambiental Ludiele Siuch, a Fiscal Ambiental Thais Cunha e três representantes da Associação de Catadoras Reciclando pela Vida. Representaram o Consórcio CIDEJA o seu Presidente, Luiz Carlos Folador (Prefeito de Candiota) e a Secretária Executiva Liziane Jardim. Liziane também representou o município de Aceguá. 

A reunião foi muito produtiva e foram debatidos vários temas e ações que deverão ser realizadas por todos os municípios. 

O Prefeito em Exercício destacou a necessidade de atendimento da legislação ambiental e das obrigações exigidas pelo Ministério Público e, ainda, da regularização dos problemas apontamentos pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. 

Durante o evento, os representantes municipais e os servidores da área do Meio Ambiente comprovaram que os problemas enfrentados nos municípios do CIDEJA são os mesmos e que os eles podem buscar alternativas de solução em conjunto, com vistas a reduzir custos e a agilizar as ações necessárias à efetiva preservação ambiental. 

Os participantes destacaram os inúmeros problemas oriundos do descarte irregular de resíduos sólidos e de resíduos da construção civil e concordaram que o trabalho deve iniciar com ações de conscientização junto à toda a comunidade, mas, que as primeiras ações neste sentido devem ser realizadas nas escolas. Também ficou claro que a maioria dos municípios ainda não possuem um programa de coleta seletiva de lixo. 

Alguns deles planejam implantar esse a partir do segundo semestre de 2023. Durante a reunião foi levantada a hipótese de que os municípios do CIDEJA destinem os resíduos recicláveis em um local estratégico, que fique bom para todos, de forma que se consiga resolva o problema de forma conjunta, reduzindo custos com logística, que se trata de despesa com alto valor se suportada por apenas um município, devido à distância até o local de destinação final. Também cogitaram a realização de cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos, via consórcio, com vistas a angariar recursos, e, ainda, a contratar profissionais competentes e necessários para sanar os problemas apontados, tais como geólogos, biólogos, entre outros. Assim, os participantes da reunião a consideraram bastante produtiva e importante, e vislumbram bons resultados por intermédio do trabalho em parceria dos municípios que compõem o Consórcio CIDEJA. 

Segundo os representantes dos municípios, essa foi a primeira de muitas reuniões e ações que, com certeza, serão realizadas e que trarão resultados bastante positivos para o meio ambiente e, também, para os cofres públicos. O Prefeito em Exercício, que também é Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Rogério Moura, destacou a importância de ações coletivas voltadas à preservação ambiental, pois, além de se tratar de obrigação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, prevista na Constituição Federal, em seu art. 23, diz respeito, principalmente, à manutenção da vida, já que no meio ambiente estão os recursos necessários à nossa sobrevivência, tais como o ar, a água, os alimentos e as matérias-primas para o setor produtivo. 

Se não tomarmos medidas urgentes e efetivas colocaremos em risco todas as formas de vida do planeta. Moura destaca, ainda, que a ação isolada de um município não garante a preservação dos recursos necessários à população deste, então, pouco adianta que em um único lugar se realize as ações necessárias, é preciso que todos façam a sua parte. 

Com relação ao Consórcio CIDEJA, o Prefeito em Exercício, o caracteriza como de extrema importância para a efetivação das ações em todos os municípios que o formam, possibilitando a integração e a divisão de tarefas e de custos, o que também é de extrema importância para a manutenção dos demais serviços que devem ser prestados aos munícipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário