A Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, reforça à população as orientações sobre os locais corretos para o descarte de resíduos, de acordo com o tipo de material. A medida contribui para a preservação do meio ambiente, a limpeza da cidade e a promoção da saúde pública.
Confira abaixo as orientações atualizadas:
Resíduos volumosos
Móveis usados (sofás, roupeiros, mesas, cadeiras) e materiais de ferro e alumínio, como carcaças de fogões e geladeiras.
Local: Antigo Matadouro.
O acesso deve ser solicitado previamente junto à Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, sendo disponibilizado conforme necessidade, exceto em finais de semana e feriados.
Garrafas de vidro (exceto frascos de perfume)
Local: Antigo Matadouro.
É necessário contato prévio com a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, exceto em finais de semana e feriados.
Pneus
Local: Antigo Matadouro.
O descarte ocorre mediante contato prévio com a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, exceto em finais de semana e feriados.
Resíduos de poda (capina de pátios na zona urbana)
O recolhimento é realizado pela Prefeitura mediante assinatura de declaração na Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente e pagamento de taxa.
Resíduos eletroeletrônicos
Computadores, televisores, lâmpadas, pilhas, baterias, celulares, DVDs, VHS e similares.
Local: Container da empresa Natusomos, situado no Galpão da Secretaria de Obras (Parque Rodoviário).
Resíduos recicláveis
Papel, papelão, plásticos, garrafas PET e copos descartáveis.
A coleta é realizada pela Associação Reciclando para Viver, localizada na Rua 24 de Fevereiro, nº 118-A.
Os materiais devem ser entregues devidamente separados e higienizados.
Resíduos sólidos da construção civil (RSCC)
O descarte é de responsabilidade do gerador, mediante contratação de serviço particular e destinação em local devidamente licenciado.
A Prefeitura solicita a colaboração da população para que os resíduos destinados à coleta regular sejam acondicionados em sacolas bem fechadas, colocados apenas nos dias e horários corretos e em locais que impeçam o acesso de animais.
Ressalta-se que é proibido o descarte de resíduos em vias públicas, terrenos baldios, áreas verdes e cursos d’água. O descarte irregular configura infração ambiental e está sujeito à aplicação de multa.
Em caso de dúvidas, a população pode procurar a Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente ou entrar em contato pelos canais oficiais da Prefeitura.

Nenhum comentário:
Postar um comentário