A 41ª Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) será realizada de 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025, no Parque de Exposições Charrua, no Sindicato Rural de Pinheiro Machado. As inscrições para os participantes podem ser feitas até o dia 21 de janeiro de 2025, com valores de R$ 80 para animais à galpão e R$ 150 para trios ou mais o reserva nos rústicos.
As inscrições de animais a prêmio devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Arco: https://www.arcoovinos.com.br .
Por determinação da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) de reprodutores, será exigido exame negativo para Brucela Ovinis (epididimite) e banho piolhicida.
O exame andrológico será obrigatório para machos a partir de 12 meses de idade e deverá ser apresentado no ato do julgamento de admissão.
Caso o exame não seja apresentado, o animal será desclassificado pela comissão de admissão.
Com base na solicitação da Associação Brasileira de Criadores de Texel (Brastexel) e aprovação do Conselho Deliberativo Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) em reunião realizada no dia 4 de dezembro de 2024, a partir de 2025, os campeonatos serão subdivididos em categorias PO (Galpão) e NCO (Galpão) para a raça Texel e Texel Naturalmente Colorido.
Na raça Hampshire Down, a altura da lã deverá ser homogênea em toda a superfície corporal. Já na raça Romney Marsh, será opcional a esquila dos garreios (joelho e jarretes para baixo). Para as variedades naturalmente coloridas, serão exigidos os mesmos controles e altura de mecha de lã das raças brancas.
Nos campeonatos do Ovino do Futuro, os ovinos das raças que exigem controle de tosquia (CT), nascidos a partir do primeiro dia do mês de controle de tosquia, serão dispensados dessa exigência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário