quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Seminário ( Gratuito): Controle da Cigarrinha e dos Enfezamentos do Milho

 


O seminário é gratuito, para agricultores, para quem planta milho, ou tem interesse no assunto. Será um seminário técnico.  

O complexo do enfezamento do milho é transmitido por bactérias. O único vetor capaz de inocular essas bactérias no milho é a cigarrinha do milho. Se esse inseto inocular as bactérias (causadoras de enfezamentos) no início do ciclo do milho, as perdas podem ultrapassar 70%. 

A planta do milho depois de infectada pelas bactérias do enfezamento tem o seu sistema vascular danificado, interrompendo o crescimento de raízes e da própria planta, causando super brotamento, super espigamento, diminuição dos entre nós entre outros sintomas, como avermelhamento das folhas ou esbranquiçamento das folhas, conforme a espécie de bactéria transmitida pela cigarrinha. 

O resultado final disso são espigas com poucos grãos tombamento de plantas e outros sintomas. E o pior de tudo, é que quando o produtor detecta o problema, já não há mais nada para ser feito. As medidas de controle começam na escolha do cultivar de milho, na eliminação das plantas de milho temporão, no monitoramento da lavoura, tratamento de sementes e utilização dos inseticidas químicos e biológicos eficientes para o controle da cigarrinha, se essa praga (for observada na lavoura). 

O monitoramento e controle da cigarrinha é muito importante até os 40 dias do ciclo do milho. Se a cigarrinha inocular as bactérias do enfezamento no início do ciclo as perdas são muito grandes. Após os 40 dias de vida do milho, mesmo a cigarrinha inoculando a doença nas plantas, as perdas serão bem menores. 

Portanto, as medidas para evitar as perdas com o complexo do enfezamento do milho, devem ser adotadas antes do plantio, e nos primeiros dias da lavoura. É importante salientar que os produtores devem se organizar para plantar suas lavouras no cedo. 

Plantando o milho no tarde, e próximo de lavouras velhas, habitadas por uma grande população de cigarrinha que se multiplicou no milharal, a sua lavoura será infestada pelo inseto, que tem predileção por plantas de milho jovens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário