Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Pinheiro Machado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, desenvolve o Projeto Livro, uma iniciativa voltada à formação de alunos mais críticos e questionadores e à promoção dos benefícios da produção textual.
O projeto envolve estudantes do 3º ao 9º ano e da EJA, que têm a oportunidade de ver seus textos organizados em uma antologia, publicada ao final de cada ano.
Neste ano, o tema escolhido foi “Meio Ambiente e Solidariedade”, uma proposta que atraiu alunos para reflexão e escrever sobre temas de impacto social e ambiental.
Os textos são inicialmente desenvolvidos em sala de aula, sob a orientação das professoras regentes, que selecionam cinco produções mais adequadas para compor o livro. Em seguida, a Secretaria de Educação faz uma nova seleção, revisão, digitalização dos textos e organiza o material para a publicação final.
O lançamento desta 3ª edição ocorreu na segunda-feira, 4 de novembro, no Ginásio Municipal de Desportos, integrando a abertura da Semana Municipal de Mostra dos Saberes, evento que também reúne a Feira do Livro e a Feira de Ciências.
O Projeto Livro é mais que uma antologia de obras estudantis; é um exercício essencial para o desenvolvimento da comunicação dos alunos em diferentes contextos.
A iniciativa, coordenada por professoras e coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação, fomenta o gosto pela leitura e pela escrita, habilidades fundamentais para a vida em sociedade e para o desenvolvimento do raciocínio.
Além de desenvolver o interesse pela escrita e pela leitura, o projeto cria uma marca significativa na vida dos alunos, com seus textos eternizados no livro.
A proposta surgiu da necessidade de atividades que incentivassem a produção textual e que contribuíssem na formação de cidadãos mais críticos e engajados, promovendo um legado de aprendizado e memória para os estudantes da rede municipal de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário