Pinheiro Machado se prepara para sediar, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro de 2025, a segunda edição do Cacimbinhas Moto Fest — evento gratuito que une motociclismo, música e cultura. Após o grande sucesso da primeira edição, em 2024, a expectativa para este ano é ainda maior, consolidando o festival como um dos principais encontros de motociclistas do Rio Grande do Sul.
A programação ocorrerá na Avenida Álvaro Chaves e contará com shows de bandas locais e regionais, incluindo Rock Infusion, Dona Zica, Serena, Groove Jane, DSilvers, Arde Rock, Doctor Dog e R88.
O público também poderá acompanhar manobras radicais em motos de 125cc a 600cc, com o piloto internacional Nicolas Tejera, da Bajaj Uruguai, além de apresentações culturais, como a do grupo de capoeira Lanceiros Negros.
Haverá ainda mateada com erva-mate Elacy, praça de alimentação completa, espaço para churrasco e estrutura de acampamento com segurança e banho morno.
O evento é gratuito, com sugestão de doação voluntária de 1kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições de caridade do município. A realização conta com recursos públicos oriundos de emendas impositivas dos vereadores Cássio Câmara e Éliton Rodrigues, destinados à infraestrutura do festival, além do apoio e patrocínio do comércio local.
O Cacimbinhas Moto Fest tem se consolidado como um evento que valoriza a cultura, a música e o motociclismo, reunindo moradores, turistas e apaixonados por motos em um ambiente acolhedor e vibrante.
A organização está a cargo do empresário Jesus Benê Castro Gomes e do motocasal Papaléguas e Dani.
Segundo Jesus Benê, a expectativa é ainda maior do que na edição anterior. “O primeiro evento foi um sucesso, reuniu mais de 1,5 mil participantes nos três dias, e agora deveremos ter ainda mais. O Cacimbinhas Moto Fest se consolida como um evento que celebra a cultura, a música, a irmandade e promove Pinheiro Machado no cenário regional de eventos de motociclismo e rock”, destacou Benê.
Atrações
Durante os três dias de evento, o público poderá aproveitar diversas atrações musicais e culturais:
Sexta-feira (31/10): Rock Infusion, Dona Zica e Serena.
Sábado (1º/11): Groove Jane, DSilvers, Arde Rock, Doctor Dog e R88, além do Show de Manobras Radicais em bike e motos de 125cc a 600cc, com o piloto Nicolas Tejera (Bajaj Uruguai), e apresentação do grupo de capoeira Lanceiros Negros.
Domingo (2/11): encerramento com confraternização entre os participantes, som mecânico e uma segunda apresentação de manobras radicais com o piloto Nicolas Tejera.
Durante os três dias, a fotógrafa Paty Garcia fará a cobertura oficial do evento, e as imagens serão disponibilizadas gratuitamente em sua página @patygarciafotos após o encerramento do festival.