quinta-feira, 31 de março de 2022

Situação de risco: Moradores reclamam do descaso da Equatorial no interior de Pinheiro Machado


Há dois dias um poste de energia elétrica foi danificado na localidade do Alto Bonito interior de Pinheiro Machado. 

O poste quebrou e acabou caindo pela estrada. A Equatorial foi acionada e até o momento nada foi resolvido, Os moradores estão assustados com a situação porque acreditam que a qualquer momento pode acontecer um acidente.

"Estamos em perigo eminente, pois a rede elétrica está ligada na parte suspensa. E todos sabem que com energia não se brinca", pontua um dos moradores."

Já solicitamos os reparos, e a empresa avisa que vai enviar uma equipe, mas até então nada. Praticamente todo dia eu ligo porque é um perigo, os fios estão energizado e quem tenta passar tende fazer um desvio por cima de um barranco.

Isso mostra a irresponsabilidade da empresa, alunos ficaram sem frequentar a escola e se nada for feito a linha de ônibus será cancelada 

Pinheiro Machado registra 30 novos casos de Covid-19

 


Confirmados 30 casos COVID-19.
Liberados do isolamento domiciliar restrito 20 casos confirmados considerados recuperados.

Agora Pinheiro Machado registra 110 casos ativos, 1 pessoa segue em internação hospitalar e 0 aguardam resultado.



Sicredi confirma investimento no Ginásio Municipal de Desportos

 


Articulação foi feita pelo vereador Éliton Rodrigues (emedebista) 

Na manhã desta quarta-feira, 30, foi confirmada pela gerência local da Cooperativa de Crédito Sicredi investimentos no Ginásio Municipal de Desportos de Pinheiro Machado. 

A gerente da agência, Adriana Alves explicou que serão destinados recursos para a realização da pintura interna do prédio. 

Desta forma será realizada a pintura das paredes e arquibancadas, assim como, a pintura da quadra de jogo. Importante destacar que em breve será lançado edital para contratação de empresa para realizar a troca do telhado de todo Ginásio Municipal de Desportos. Para o prefeito Ronaldo Madruga a parceria com a agência Sicredi vem somente à somar para o Município. “Queremos através de parcerias mudar a realidade do esporte em Pinheiro Machado. 

A pintura está dentro das medidas de melhorias que serão feitas no local. Iremos em breve abrir licitação para contratação de empresa especializada para a troca de todo telhado do local, pois sabemos, que o problema de goteiras vem de anos atrapalhando os esportistas que praticam esportes em dias de chuva”, frisou Ronaldo. 

Para o vereador Éliton Rodrigues a união de esforços entre o Município de Pinheiro Machado com a Sicredi resulta em benefícios para a população. “A parceria resulta essencialmente em benefícios a nossa cidade no que tange à função social da instituição, bem como, no fundamental fomento ao esporte pela administração pública, gerando bem-estar, saúde, lazer, e consequentemente maior qualidade de vida à comunidade pinheirense. 

Os benefícios desta parceria são inúmeros, o que só vem a somar quando disponibilizado local adequado para a práticas de atividades esportivas”, explica Éliton. 

Estavam presentes também representantes da agência, o vice-prefeito Rogério Gomes de Moura, a chefe de gabinete Lóren Pinto Ferreira e a Secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, Vivian Alves.

Prefeitura realiza melhorias na estrada do São João Batista

 


A prefeitura municipal está promovendo através de convênio com a Secretaria de Obras do RS melhorias nas estradas do município. 

Nesta semana está sendo realizado o patrolamento da estrada do São João Batista. Através do Governo do Estado foi repassado R$ 100 mil reais para Pinheiro Machado realizar melhorias em aproximadamente 40km de estradas.

Alunos da escola São João Batista recebem tênis e uniformes escolares

 


Na manhã desta quinta-feira, 31, foi distribuído aos alunos da escola São João Batista nova remessa de uniformes. 

Como já ocorreu nas escolas urbanas, os alunos foram contemplados também com tênis, o qual leva em seu design o brasão e o nome do Município de Pinheiro Machado. 

A entrega foi feita pela secretária municipal de Educação Jaqueline Castro dos Santos.

Vereadora Laura Ratto propôs que seja incluído no Programa Educacional a prática de Educação Física adaptada para estudantes com deficiência.





Vereadora Laura Ratto propôs que seja  incluído no Programa Educacional a prática de Educação Física adaptada para estudantes com deficiência.


Secretaria de obras realiza melhorias na iluminação da rua Humaitá

 


A secretaria de Obras continua realizando melhorias na iluminação pública de Pinheiro Machado. No início da semana pontos danificados na rua Humaitá receberam atenção da equipe de funcionários responsáveis pelo serviço. “Estamos no aguardo de alguns materiais para as melhorias na iluminação. Possuímos lâmpadas, mas boa parte das vezes o problema está em outro equipamento. 

Os pontos que necessitam apenas de lâmpada, estão sendo resolvidos”, explica Juliano. Nos próximos dias, a Secretaria deve continuar atuando em outros pontos da cidade realizando melhorias.

Baile de rua

 


02 de abril 
17:00 horas
Local: Pracinha de esportes
Leve sua cadeira e sua máscara 

Município inicia tratativas do Projeto Conhecendo os Prédios Públicos de Pinheiro Machado

 


Na tarde de quarta-feira, 30, a secretária municipal de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, Vivian Alves se reuniu com as professoras Marilete Peres e Sandra Peraça para tratar sobre a implementação do Projeto Conhecendo os Prédios Públicos de Pinheiro Machado. 

Conforme explicado por Vivian, o projeto terá como público-alvo alunos de 5º e 6º anos da rede de ensino e será realizado durante a semana de aniversário de 144 anos de Pinheiro Machado. “Além de contar a história de Pinheiro Machado, queremos que os estudantes conheçam os prédios públicos do Município. 

Eles terão a oportunidade de conhecer como funciona os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Sabemos que os alunos por vontade própria não entrarão nos prédios públicos para conhecer o funcionamento dos mesmos. Queremos com o projeto incentivá-los a conhecer mais da nossa cidade”, enfatizaram as professoras.

Simpim segue na luta por reposição salarial

 


Por Simpim ...

31 de março. Hoje chegamos à véspera do primeiro dia do mês em que, tradicionalmente, já estamos com a nossa reposição salarial definida. E até agora, mesmo com nossa insistência em buscar um posicionamento do governo municipal para tranquilizar o funcionalismo, ainda não temos nenhum sinal do que pode acontecer. 

Atualmente, o quadro funcional da Prefeitura, somando-se ativos e inativos, representa algo em torno de 800 pessoas. São 800 famílias que, se não dependem exclusivamente dessa renda, tem nela a maior parte do seu sustento e da sua família. Por isso, negligenciar o funcionário público municipal em Pinheiro Machado, uma cidade com pouco mais de 10 mil habitantes, é negligenciar a comunidade como um todo, pois grande parte do que gira economicamente em nossa cidade é oriundo do poder de compra dessas famílias. 

Continuamos esperando por uma (boa) notícia. Cada vez, mais angustiados.

Pós-graduação em Gestão Pública será ofertada para servidores públicos em Pinheiro Machado

 


Na tarde de terça-feira, 29, a chefe de Gabinete Lóren Pinto Ferreira junto à coordenadora da Universidade Aberta do Brasil - UAB, Polo Pinheiro Machado, Ana Luisa Amaro Fernandes estiveram na Câmara de Vereadores para debater com os parlamentares e servidores da casa sobre a oferta de cursos que serão abertos em Pinheiro Machado. 

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul) de Pelotas e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), serão parceiras do futuro polo pinheirense. Importante lembrar que algumas destas instituições já acenaram o interesse em ofertar cursos para o polo de Pinheiro Machado ou até mesmo já confirmaram a oferta, e que outras instituições poderão ofertar cursos no futuro. 

Na oportunidade Lóren ainda informou que inicialmente serão ofertados dois cursos de graduação, sendo Letras e Pedagogia e também cursos de pós-graduação. Importante destacar que os cursos são gratuitos. Lóren explicou que o governo municipal optou neste momento por dois cursos na área da educação em razão de haver demanda no mercado de trabalho e porque o município já possui a infraestrutura necessária para esses cursos. “Iremos dar ampla divulgação no período de inscrições e também dos requisitos necessários para ingresso nos cursos. 

Fizemos uma pesquisa inicial com a comunidade através das redes sociais e o resultado foi muito positivo”, colocou. Ana Luisa lembrou que com a UAB em Pinheiro Machado, muitos pinheirenses terão a oportunidade de realizar curso superior de forma gratuita. “A universidade em Pinheiro Machado garante que os pinheirenses cursem ensino superior, sem precisar arcar com despesas de transporte. No futuro poderão ser ofertados outros cursos como por exemplo matemática, educação física, entre outros”, ressaltou a coordenadora. 

Aproveitando o encontro, foi informado que a primeira turma de pós-graduação em Gestão Pública será ofertada para servidores públicos ativos ou inativos de qualquer esfera (federal, estadual ou municipal). “A pós-graduação se dará através da FURG, que sugeriu que a primeira turma fosse ofertada para os agentes públicos e servidores municipais que já possuem graduação, pois, todo conhecimento adquirido no curso poderá ser colocado em prática imediatamente beneficiando a comunidade pinheirense”, completou Lóren.

quarta-feira, 30 de março de 2022

Pinheiro Machado registra 25 novos casos de Covid-19

 


Confirmados 25 casos COVID-19. 
Liberados do isolamento domiciliar restrito 10 casos confirmados considerados recuperados.

Agora Pinheiro Machado registra 100 casos ativos para Covid-19, 1 pessoa segue em internação hospitalar e 0 aguardam resultado.



Vereadora Laura Ratto solicitou a deliberação em plenário para a realização do evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Síndrome de Down, do Autismo, e de todas as necessidades especiais



Vereadora Laura Ratto solicitou a deliberação em plenário para a realização do evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Síndrome de Down, do Autismo, e de todas as necessidades especiais, que ocorrerá no dia 04 de abril do corrente ano, a partira das 14 horas, no plenário Walter Azambuja com a presença da equipe da Apae Piratini/RS, para palestra sobre o tema.

Pelotão Mirim 2022

 


Inscrições para crianças nascidas em 2010. 

Alunos interessados em fazer parte do Projeto em 2022, Comparecer no quartel da Brigada Militar de Pinheiro Machado, dias 06 e 07 de abril das 13:30 hs às 16:30 hs, acompanhado de um responsável, munido dos seguintes documentos: 

1 foto 3x4 1 documento de identidade carteira de vacinação.   

O Projeto se desenvolverá a partir da segunda quinzena de abril, as terças e quintas-feiras no turno da tarde, no quartel da BM de Pinheiro Machado.

4° BPM REALIZA OPERAÇÃO PLANO TÁTICO OPERACIONAL

 


No dia de hoje (29/03), foi realizada mais uma Operação Plano Tático Operacional, nas cidades de Pelotas, Canguçu, Arroio do Padre, Pedro Osório, Piratini, Capão do Leão, Cerrito, Morro Redondo e Pinheiro Machado no intuito de inibir ações criminosas e transmitir mais segurança. .

Resultados Obtidos: abordados 412 pessoas, fiscalizados 252 veículos, 02 pessoas presas, 28 ações preventivas/educativas realizadas, 13 barreiras realizadas ,01 veículo Recuperado e 01 arma de fogo apreendida. 

Participaram nesta ação do Plano Tático Operacional a Brigada Militar, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito. 

COMUNICAÇÃO SOCIAL 4°BPM

Programa Inova RS é apresentado em Pinheiro Machado

 


Na quinta-feira, 24, o prefeito Ronaldo Madruga junto ao vice-prefeito Rogério Gomes de Moura recebeu as gestoras Taynara Domingues, Crislaine Barcellos e Tenille Drews que realizaram uma apresentação do Programa da INOVA RS da Região Sul. “O objetivo da reunião foi apresentar o Programa INOVA RS, para que as lideranças conheçam os projetos e que juntos identifiquem oportunidades, visando fortalecer o ecossistema, através de novas ações e parcerias na região”, enfatizaram as gestoras. 

Participaram da audiência também a chefe de Gabinete, Lóren Pinto Ferreira e o Consultor Gonçalino Fonseca. Conheça o Programa O Programa INOVA RS foi instituído pelo decreto Nº 54767 DE 22/08/2019 com o objetivo de fortalecer os ecossistemas regionais de inovação do Estado, por meio da articulação entre a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental, em prol de uma agenda comum de desenvolvimento econômico e social. 

Coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – SICT, o INOVA RS tem como visão a transformação do RS em referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local até 2030, atuando nos oito ecossistemas regionais de inovação do Estado. 

O programa estimulará o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do Estado e para torná-lo um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento. 

Para maiores informações sobre o programa é só acessar o link: https://www.inova.rs.gov.br/programa-inovars

Prefeitura municipal busca solucionar problema de anos em Torrinhas

 


Nesta semana a prefeitura municipal através de empresa terceirizada promoveu melhorias na parte elétrica dos equipamentos responsáveis pelo abastecimento d’água da comunidade de Torrinhas. 

Foram realizados diversos testes para descobrir o que estava ocorrendo na bomba d’água, que tão logo era consertada e já voltava a ser danificada. “Foi constatado que o transformador que alimenta a bomba está com uma carga de tensão elevada. 

O transformador está mandando 440kw, quando o normal é de 220kw”, destacou o secretário de Obras Juliano Moreira. De acordo com o vice-prefeito Rogério Gomes de Moura, a empresa Equatorial Energia CEEE-D deverá ajustar o transformador da localidade. “Há anos a comunidade de Torrinhas sofre com o tema abastecimento d’água. 

Queremos de uma vez por todas solucionar este problema e já entramos em contato com a gerencia da Equatorial para providenciar este ajuste no transformador”, destaca Rogério. O prefeito Ronaldo Madruga, enfatizou que é um compromisso do governo sempre buscar a qualidade da prestação de serviço e melhorar as condições de vida do homem e da mulher do campo.



Governo municipal inicia tratativas para ajudar contemplados com terrenos em 2015

 


*Moradores foram contemplados e ainda não conseguiram construir suas residências Na tarde de segunda-feira, 28, o vice-prefeito Rogério Gomes de Moura juntamente com a vereadora Elizete Baldez (PP), debateu com um grupo de moradores que receberam terrenos do município em 2015 e que até o momento não conseguiram construir suas residências na área. 

Os terrenos ficam localizados no loteamento Bem-Viver, na zona sul do Município. Na ocasião, o vice-prefeito explicou que a intenção do governo é ajudar estes moradores a terem seus lares. “Precisamos ver a parte jurídica e ver como a prefeitura pode auxiliar na construção das moradias. 

O primeiro passo será o proprietário colocar em dia a documentação e as dívidas da área, pois, dados apontam que 95% dos contemplados estão com pendências na prefeitura. Há programas ativos que permitem o reparcelamento de dívidas e para que um novo passo seja dado, o primeiro será o de regularizar essa situação”, explicou Rogério. 

Já a vereadora Elizete Baldez comentou que o governo está disposto a ajudar e que espera que a situação se resolva e os contemplados consigam construir seus lares. “A intenção é criar este diálogo entre os moradores e o governo, visando criar meios legais para que a prefeitura possa auxiliar os mesmos”, colocou. 

O prefeito Ronaldo Madruga, enfatizou que não é uma certeza, mas que o executivo está estudando o que pode ser feito para ajudar as pessoas que foram beneficiadas com terrenos e não tiveram condições de construir.

Governo Municipal apresenta projeto visando conceder auxílio no transporte de mudança intermunicipal

 


Na semana passada o Governo Municipal encaminhou para a Câmara de Vereadores Projeto sugerido pela vereadora Elizete Baldez (progressistas), que busca autorização para conceder auxílio no transporte de mudança intermunicipal, para famílias que não possuem condições de permanecer residindo em Pinheiro Machado, visando o retorno a seu Município de origem ou de interesse. 

Ressalta-se que a concessão do auxílio é única e exclusivamente para o transporte de móveis e utensílios de uso doméstico, sendo vedada a utilização para transporte de pessoas, materiais de construção, animais, plantas, veículo automotor, máquinas industriais e equipamentos. 

O prefeito explicou que o que motivou a origem deste projeto foi que inúmeras famílias que residem no município tinham uma expectativa de melhoria na qualidade de vida de sua família, imaginavam que aqui conseguiriam emprego, renda e melhor qualidade para viver em relação onde moravam. “Acontece que as expectativas destas famílias não foram correspondidas, conforme imaginado, não conseguiram melhora na qualidade de vida. 

Sendo assim, decidem por voltar a sua terra natal ou de interesse, contudo, acabam esbarrando nos custos com a viagem”, explica o prefeito Ronaldo Madruga. O beneficiário deverá apresentar relação identificando detalhadamente os bens a serem transportados, indicando a cidade e endereço de destino, declarando especificamente que se trata de mudança, e indicando, caso não acompanhe a descarga, o nome da pessoa designada para tanto. 

SAIBA MAIS

Para o auxílio no transporte de mudança intermunicipal será utilizado veículo próprio do Município, limitada a carga em até 25,00 m³, bem como que o transporte percorrerá a distância somente de até 100 quilômetros a contar do Município de Pinheiro Machado até o município de origem ou interesse. 

O valor do combustível poderá ser custeado pelo beneficiário correspondendo ao preço do litro do combustível do dia multiplicado pelo número de quilômetros rodados, conforme a capacidade de quilômetros que o veículo realizará, ou seja, quilômetros por litro. 

Tal cálculo deve contabilizar a jornada de ida e o retorno do veículo, mediante recolhimento junto à Secretaria da Fazenda Municipal. O acesso ao transporte de mudança é único sendo vedada a utilização por mais de uma vez pela mesma família. 

CONFIRA OS CRITÉRIOS PARA ACESSAR AO AUXÍLIO: 

I - Se cadastrar junto a Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social/CRAS, informando o motivo da solicitação e passar por avaliação de servidor; 

II - Se responsabilizar pelo pagamento das despesas com pedágios existentes no percurso.

terça-feira, 29 de março de 2022

Falta de iluminação em vários pontos da cidade causam desconforto em moradores


Moradores da rua José Bonifácio em Pinheiro Machado e outras localidades pedem as autoridades locais uma atenção especial na iluminação desta localidade e arredores.

Segundo eles em 3 quadras apenas um poste tem luz.

Quem transita na noite pela cidade percebe diversos pontos ainda aguardando atenção do Poder Executivo com relação à Iluminação Pública. 

A intenção aqui é divulgar o que as pessoas vem enfrentando com a falta de iluminação e fazer com que a Secretaria de Obras realize a manutenção destes pontos.

Pinheiro Machado registra o 35º óbito em decorrência ao Covid-19

 


Confirmados 17 casos COVID-19. 
Liberados do isolamento domiciliar restrito 5 casos confirmados considerados recuperados. 
Com pesar comunicamos o 35º óbito.

Agora Pinheiro Machado registra 85 casos ativos para Covid-19, 1 pessoa segue em internação hospitalar e 0 aguardam resultado.





Atenção para vacinação contra Covid-19

 




Prefeitura segue intensificando serviço de limpeza

 


Na semana passada foi concluído o servido de limpeza do pátio do Escola Infantil Tânia Cardoso e também do pátio da Escola Senador José Ermírio de Moraes, local onde fica situada a praça de brinquedos na Vila Umbu. “Estamos todos dias de olho nas estruturas de nossas escolas. 

Queremos sempre que elas estejam organizadas e limpas para melhor receber nossos alunos”, pontua a secretária de educação Jaqueline Castro dos Santos. 

O serviço foi realizado pelo servidor Edeson Pires com apoio do servidor Versulino Oliveira.

Secretaria de obras inicia patrolamento da estrada do Passo do Coelho

 


Nesta semana a prefeitura municipal através da secretaria de Obras iniciou o patrolamento da estrada do Passo do Coelho. 

Segundo informado pelo secretário de Obras, Juliano Moreira, as melhorias serão feitas em cerca de 40km da referida estrada. “Há muito a se fazer, mas as máquinas e servidores da secretaria estão trabalhando até nos finais de semana visando agilizar as melhorias que nossos munícipes tanto aguardam”, explicou Juliano.

Pinheiro Machado inicia 4ª dose de vacina para idosos acima de 80 anos


*Muitos pinheirenses ainda não fizeram doses de reforço. 

Na quinta-feira, 31, o município de Pinheiro Machado inicia a aplicação da 4ª (quarta) dose da vacina contra a covid-19 em idosos acima de 80 anos de idade. Poderão receber a aplicação aqueles indivíduos, dentro da faixa etária mencionada, que já tenham recebido a 3ª (terceira) dose até 30 de novembro de 2021. 


Acamados e domiciliados serão vacinados pela equipe volante nos próximos dias. Vale lembrar que a quarta dose também está disponível para pessoas que se enquadrem em situação de imunossupressão, também com o intervalo de quatro meses da terceira dose. 

A vacinação ocorrerá na Secretaria municipal de Saúde das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. A vacinação é a forma mais eficaz de frear a contaminação e o surgimento de novas variantes do coronavírus. 

Apenas a imunização em massa protege todas as pessoas da comunidade e diminui o risco de contágio.

segunda-feira, 28 de março de 2022

Apresentação de capoeira para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental

 



Alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental assistiram na tarde do dia 25 no salão do colégio apresentação de capoeira, através do grupo de Capoeira do Mestre Agamenom (BAFO). 

O Mestre estará iniciando nas próximas semanas um projeto de capoeira que envolverá os alunos, professores e famílias.

Pinheiro Machado registra 17 novos casos de Covid-19

 


Confirmados 17 casos COVID-19. 
Liberados do isolamento domiciliar restrito 9 casos confirmados considerados recuperados.

Agora Pinheiro Machado registra 74 casos ativos de Covid-19, 1 pessoa está em internação hospitalar e 0 aguardam resultado.



CCTG Lila Alves promove ação premiada

 


Ação premiada em prol ao  CCTG Lila Alves
Data: 10/04
Local: Ginásio Municipal
Premiação variada

Em breve mais informações 

Nova remessa de uniformes é entregue na escola Avelino de Assis Brasil



Nesta segunda-feira, 28, foi realizada a entrega da nova remessa de uniformes e tênis para os alunos de 1º a 5º anos da escola Avelino de Assis Brasil. 

A entrega foi realizada pela secretária de Educação Jaqueline Castro dos Santos juntamente com supervisora Pedagógica dos Anos Iniciais da SMEC, Gabriela Campos Araújo Barcellos. Esta é a primeira vez que a Prefeitura de Pinheiro Machado, por meio da Secretaria Municipal de Educação, fez a entrega de tênis escolares, cumprindo assim mais um compromisso assumido pela administração de oferecer uma educação de qualidade aos alunos da rede municipal. 

O vice-prefeito Rogério Gomes de Moura acompanhou a entrega. “Nosso foco é trabalhar constantemente para desenvolver a educação municipal. Como professor acredito que a educação muda vidas, e abre as portas do futuro”, enfatiza.

 

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM POR TENTATIVA DE FEMINICÍDIO EM PEDRAS ALTAS

 


A Polícia Civil prendeu preventivamente, na manhã de hoje, 29/03, indivíduo de 25 anos de idade, por tentativa de feminicídio. 

A prisão foi efetuada em Pedras Altas-RS, por policiais da Delegacia de Pinheiro Machado, após representação ao Poder Judiciário pela decretação da prisão preventiva do investigado pela Autoridade Policial, Delegada Alexandra Carolina Perez Sosa, titular da Delegacia de Polícia de Pinheiro Machado. 

O preso responde inquérito policial por violência doméstica contra a ex-companheira (tentativa de feminicídio, ameaça e descumprimento de medida protetiva de urgência). 

O autor foi ouvido na Delegacia de Polícia de Pinheiro Machado e após encaminhado ao Presídio Regional de Bagé.

Comitiva do Cideja busca implementação da Patrulha Maria da Penha na região

 


Na tarde de sexta-feira, 25, o vice-prefeito de Pinheiro Machado Rogério Gomes de Moura e a chefe de gabinete Lóren Pinto Ferreira estiveram juntamente com lideranças do Consórcio Cideja participando de audiência no Comando da Brigada Militar do RS, em Porto Alegre. 

Em conversa com o subcomandante-geral, coronel Douglas da Rosa, a comitiva recebeu informações de como proceder para que uma Patrulha Maria da Penha passe a atuar nos municípios do Cideja. Precursora no país, a Patrulha Maria da Penha é uma das conquistas trazidas pela lei que tornou mais rígida a punição para os casos de violência doméstica. 

O projeto foi criado em outubro de 2012, pela Brigada Militar. Sua atuação teve início junto ao 19º Batalhão de Policia Militar, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. A Patrulha, formada por policiais militares capacitados para atender esse tipo de demanda, visita a vítima e presta o atendimento no pós-delito. Se necessário, também monitora o agressor. 

Entre suas atribuições estão identificar os casos mais graves, fiscalizar o cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência (MPU), orientar e esclarecer as dúvidas das vítimas, realizar rondas periódicas, atuando preventivamente, confeccionar certidões que integrarão os inquéritos e informar a vítima quando seu agressor é colocado em liberdade. 

O próximo passo da comitiva será debater com os comandantes da Brigada Militar de Bagé e Pelotas. “Como há patrulhas Maria da Penha implantadas nestes municípios, buscaremos que elas atuem também nos municípios do Cideja”, explica Rogério. 

Integraram a comitiva a vereadora Hulda Alves, do município de Candiota e a secretária executiva do Cideja, Liziane Jardim.

Governo Municipal debate sobre transporte de estudantes do Ensino Técnico

 


Na tarde de quinta-feira, 24, o prefeito municipal Ronaldo Madruga junto ao vice-prefeito Rogério Gomes de Moura recebeu 17 mães de estudantes pinheirenses e os vereadores Éliton Rodrigues, Vilson Jorge e Fabrício Costa, que compõe a Frente parlamentar em defesa do transporte dos estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior para tratar sobre o transporte dos estudantes que cursam o Ensino Técnico em Canguçu. 

O prefeito iniciou explicando que está aguardando parecer jurídico favorável para que o Município possa fornecer um ônibus e um motorista para fazer o transporte dos alunos. 

Desta forma os custos para os alunos ficariam apenas para compra do combustível. Segundo o prefeito, a intenção é sempre apoiar os estudantes da cidade. “Por essa razão que estamos trazendo para o município a oferta de cursos superiores, pois somos conhecedores das batalhas diárias que nossos estudantes passam. 

Sabemos que apoiando os estudantes, em um futuro próximo eles serão absorvidos pelo mercado e estarão consolidando nossa economia”, explicou Ronaldo. Já o vice-prefeito, Rogério Gomes de Moura frisou que se ocorrer a parceria as famílias irão economizar mais de R$ 200 reais mensais. Atualmente os alunos pagam R$ 400 reais mensais para o transporte. 

Com a parceria o valor será na média de R$ 150 reais. “Sou professor e sei as dificuldades dos nossos estudantes universitários em relação a arcar com esse tipo de custo. Todos enfrentamos problemas por conta da Covid-19, e nada mais justo do que darmos a nossa contribuição para que os estudantes realizem o seu sonho de cursar uma faculdade, mesmo porque somos adeptos de que a educação é o caminho do futuro e transforma vidas”, enfatizou Rogério. 

O prefeito ainda manifestou aos presentes, que para 2023 os valores poderão ser reduzidos ainda mais. “Se tudo correr bem, a ideia é que para 2023 o valor fica na volta dos R$ 70 reais mensais para ajuda no combustível”, completou Madruga.

sexta-feira, 25 de março de 2022

Pinheiro Machado registra 20 novos casos de Covid-19

 


Confirmados 20 casos de COVID-19. 
Liberados do isolamento domiciliar restrito 8 casos confirmados considerados recuperados.

Agora Pinheiro Machado registra 71 casos ativos para Covid-19, 2 pessoas seguem em internação hospitalar e 0 aguardam resultados.



Alunos da escola Dois de Maio recebem tênis em nova remessa de uniformes

 


Na tarde desta sexta-feira, 25, foi realizada a entrega da nova remessa de uniformes e tênis para os alunos de 1º a 5º anos da escola Dois de Maio. 

Durante a próxima semana a entrega será feita nas demais escolas da rede municipal de ensino. Esta é a primeira vez que a Prefeitura de Pinheiro Machado, por meio da Secretaria Municipal de Educação, fez a entrega de tênis escolares, cumprindo assim mais um compromisso assumido pela administração de oferecer uma educação de qualidade aos alunos da rede municipal. 

O prefeito municipal Ronaldo Madruga juntamente com a secretária de educação Jaqueline Castro dos Santos acompanharam a entrega.

Mais de mil cidades podem ficar sem verba por não mudar a Previdência

 


Mais de mil municípios brasileiros correm o risco de ficar de fora da lista de cidades autorizadas a receber transferências voluntárias da União, celebrar acordos e convênios com órgãos do governo federal e ainda obter empréstimos com instituições financeiras. 

O número (1.039) representa quase 20% de todas as Prefeituras ou cerca da metade das 2.151 que possuem regime próprio de Previdência e ainda não implementaram um sistema complementar para servidores que recebem acima do teto. 

O prazo se encerra no próximo dia 31 A adesão ao modelo foi uma das medidas aprovadas em caráter obrigatório na reforma nacional da Previdência, em 2019. Apesar de deixar Estados e municípios fora do texto final, o Congresso Nacional estabeleceu uma série de normas a serem aprovadas nos Legislativos locais. Além do modelo complementar de previdência, também chamado de capitalização, é preciso estabelecer, por exemplo, alíquota mínima de 14% para contribuição dos funcionários públicos e deixar de pagar benefícios adicionais, como auxílio-doença e salário-maternidade - ambos passam a ser exclusividade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

O não cumprimento das regras impede a concessão do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) aos municípios. Sem o documento, verbas federais acordadas por meio de convênios custeados por emendas parlamentares ficam, em tese, bloqueadas. A consequência prática é a não execução de obras e serviços nas cidades ou a compra de equipamentos para as prefeituras. 

Mas há exceções, como os recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) ou oriundos de fundos constitucionais, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que não podem deixar de ser repassados. 

A poucos dias do fim do prazo relativo ao modelo complementar de Previdência, 48% das cidade atingidas pela norma não comprovaram a aprovação de leis sobre o tema, segundo dados do Ministério da Economia e Previdência. Proporcionalmente, a maior parte delas está nas regiões Norte e Nordeste do País. No Maranhão, por exemplo, só 6% das prefeituras que deveriam aprovar legislações próprias comprovaram a medida à pasta. Já em Santa Catarina, esse índice é de 87%.

No regime de capitalização, a aposentadoria é paga com base nas reservas acumuladas individualmente pelo servidor ao longo dos anos de contribuição. Funciona como uma espécie de poupança a ser utilizada no futuro - exatamente como na previdência privada. 

No setor público, no entanto, ele passa a ser obrigatório para quem recebe acima do teto do INSS e deseja se aposentar com o mesmo valor. No caso da alíquota mínima e dos auxílios extras, o cumprimento geral entre os 2.151 municípios foi maior: 77% e 81%, respectivamente, até agora. Em ambos os casos, o prazo já se encerrou. 

Em ano eleitoral, no entanto, a expectativa é baixa em relação a avanços, especialmente no que diz respeito ao aumento da contribuição previdenciária mínima de 14%. Até mesmo capitais não seguiram o prazo para reajustar a cobrança, como Macapá (AP), Belém (PA), Teresina (PI), Aracaju (SE) e Boa Vista (RR). Segundo relatório da pasta a que o Estadão teve acesso, outras cidades grandes seguem no mesmo grupo, como Arapiraca (AL), Betim (MG), Altamira (PA) e Piracicaba (SP). Por causa das possíveis consequências, e pela proximidade do prazo relativo ao sistema complementar, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) tem enviado alertas a prefeitos e vereadores.

Na semana passada, por meio de uma nota técnica, o presidente da entidade, Cezar Miola, apontou que "a eventual desatenção às questões previdenciárias" pode comprometer o equilíbrio das contas municipais e ainda levar à incapacidade de pagamento dos servidores no médio ou longo prazos. Conselheiro ouvidor do TCE-ES, Domingos Augusto Taufer afirma que há uma pressão por parte dos servidores que acaba por postergar e dificultar o debate regional. "Essa pressão é muito forte sobre prefeitos e vereadores porque as reformas trazem prejuízos imediatos às categorias, que têm dificuldade de ver os benefícios futuros da reforma, como a garantia de que os benefícios serão pagos", disse. 

Outro motivo para os atrasos, segundo Taufer, está relacionado à decisão do Congresso de não estender a reforma feita em 2019 automaticamente a Estados e municípios, gerando um desequilíbrio entre os funcionários públicos dos diferentes entes. 

De acordo com dados da Atricon, apenas 327 das 2.151 Prefeituras com sistema próprio de Previdência aprovaram reformas consideradas amplas, nos moldes da emenda federal..A capital paulista está nesse grupo desde o ano passado, quando conseguiu aval da Câmara para estabelecer a mesma idade mínima do INSS, que é de 65 anos para homens e 62 para mulheres, assim como para acabar com a isenção dos inativos que recebiam acima de um salário mínimo. 

A gestão Ricardo Nunes (MDB) calcula que a reforma possa reduzir o déficit previdenciário da cidade, hoje estimado em R$ 171 bilhões, para R$ 60 bilhões num prazo de 75 anos.

Em 2018, o município já havia aprovado o aumento da contribuição dos servidores - a alíquota sobre a folha de pagamento passou de 11% para 14% - e a criação do sistema complementar para quem recebe acima do teto federal. Recente, o modelo, no entanto, só recebeu a inscrição de 43 servidores. 

A Secretaria Municipal da Fazenda espera um aumento significativo a partir da próxima semana, quando a legislação permitirá a migração também de funcionários que ingressaram antes de 2018.

4° BPM participa da Operação "Marias"

 


Nesta sexta-feira (25/3), ocorreu a Operação Marias, com o objetivo de reforçar a fiscalização de medidas protetivas de urgência de mulheres vítimas de violência doméstica e realizar ações preventivas de combate a violência contra à mulher. 

A ação ocorreu nos municípios sob responsabilidade do 4° BPM, além de Pelotas, Pedro Osório, Piratini, Pinheiro Machado, Morro Redondo, Arroio do Padre, Canguçu, Cerrito e Capão do Leão, onde foram distribuídos panfletos, realizado palestras nas escolas, visitas comunitárias em estabelecimento comerciais e abordagens em via pública. 

A Patrulha Maria da Penha do 4° BPM atua diariamente na prevenção e combate a violência contra às mulheres vítimas de Violência Doméstica. Ademais, a Central de atendimento à Mulher presta uma acolhida e atendimento qualificado às mulheres em situação de violência. 

Denuncie, LIGUE 180 ou para a Brigada Militar 190. #mariadapenhabm #denuncie #180 

Comunicação Social do 4°BPM

Renato Rodrigues pede providências para que seja colocado placas de trânsito

 


𝐕𝐞𝐫𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐑𝐞𝐧𝐚𝐭𝐨 𝐑𝐨𝐝𝐫𝐢𝐠𝐮𝐞𝐬 𝐩𝐞𝐝𝐞 𝐩𝐫𝐨𝐯𝐢𝐝ê𝐧𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐞𝐣𝐚 𝐜𝐨𝐥𝐨𝐜𝐚𝐝𝐨 𝐩𝐥𝐚𝐜𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐭𝐫â𝐧𝐬𝐢𝐭𝐨.  𝐄𝐦 𝐬𝐞𝐬𝐬ã𝐨 𝐨𝐫𝐝𝐢𝐧á𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐞𝐬𝐬𝐚 𝐬𝐞𝐦𝐚𝐧𝐚, 𝐑𝐞𝐧𝐚𝐭𝐨 𝐩𝐞𝐝𝐢𝐮 𝐚𝐨 𝐞𝐱𝐞𝐜𝐮𝐭𝐢𝐯𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐭𝐨𝐦𝐞 𝐩𝐫𝐨𝐯𝐢𝐝ê𝐧𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐞𝐦 𝐫𝐞𝐥𝐚çã𝐨 𝐚 𝐟𝐚𝐥𝐭𝐚 𝐝𝐞 𝐬𝐢𝐧𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 𝐭𝐫â𝐧𝐬𝐢𝐭𝐨 𝐧𝐚 𝐜𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞. 

𝐄𝐥𝐞 𝐝𝐢𝐬𝐬𝐞 𝐪𝐮𝐞 𝐡á 𝐥𝐮𝐠𝐚𝐫𝐞𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐚𝐬 𝐩𝐥𝐚𝐜𝐚𝐬 𝐬ó 𝐩𝐫𝐞𝐜𝐢𝐬𝐚𝐦 𝐝𝐞 𝐫𝐞𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐬, 𝐦𝐚𝐬 𝐞𝐦 𝐚𝐥𝐠𝐮𝐧𝐬 𝐣á 𝐧ã𝐨 𝐭𝐞𝐦. 𝐎 𝐯𝐞𝐫𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐫𝐞𝐥𝐚𝐭𝐨𝐮 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐜𝐢𝐨𝐮 𝐢𝐧𝐜𝐥𝐮𝐬𝐢𝐯𝐞 𝐮𝐦 𝐚𝐜𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞, 𝐡á 𝐩𝐨𝐮𝐜𝐨𝐬 𝐝𝐢𝐚𝐬, 𝐞𝐦 𝐮𝐦𝐚 𝐞𝐬𝐪𝐮𝐢𝐧𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐧ã𝐨 𝐭𝐢𝐧𝐡𝐚 𝐩𝐥𝐚𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐞, 𝐞 𝐨𝐬 𝐦𝐨𝐭𝐨𝐫𝐢𝐬𝐭𝐚𝐬 𝐧ã𝐨 𝐬𝐚𝐛𝐞𝐧𝐝𝐨 𝐪𝐮𝐚𝐥 𝐯𝐢𝐚 𝐞𝐫𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐟𝐞𝐫𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐚𝐜𝐚𝐛𝐚𝐫𝐚𝐦 𝐜𝐨𝐥𝐢𝐝𝐢𝐧𝐝𝐨. 

𝐑𝐞𝐧𝐚𝐭𝐨 𝐝𝐢𝐳 𝐪𝐮𝐞 𝐞𝐬𝐩𝐞𝐫𝐚 𝐬𝐞𝐫 𝐚𝐭𝐞𝐧𝐝𝐢𝐝𝐨 𝐞𝐦 𝐛𝐫𝐞𝐯𝐞, 𝐞 𝐞𝐧𝐜𝐞𝐫𝐫𝐚 𝐝𝐢𝐳𝐞𝐧𝐝𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐛𝐞𝐧𝐬 𝐦𝐚𝐭𝐞𝐫𝐢𝐚𝐢𝐬 𝐬ã𝐨 𝐫𝐞𝐜𝐮𝐩𝐞𝐫𝐚𝐝𝐨𝐬, 𝐦𝐚𝐬 𝐯𝐢𝐝𝐚𝐬 𝐧ã𝐨!!!

Nota de falecimento: Vilmar Dias de Camargo



Nota de falecimento:

Filhos, Netos e demais familiares do senhor Vilmar Dias de Camargo, participam seu falecimento.

O corpo esta sendo velado na capela municipal e o sepultamento acontece hoje as 17:30 no cemitério dos Alves na localidade Aberta do Cerro.

Atos fúnebres a cargo da funerária Santa Clara.

Secretaria de Obras realiza melhoria na iluminação pública

 


Nesta semana a prefeitura municipal através da secretaria de Obras realizou a troca de lâmpadas em diversos pontos do Município. O serviço foi realizado nas Ruas Sete de Setembro, 24 de Fevereiro, Riachuelo, José Valentim Teixeira e Onécimo Fagundes. 

Nos próximos dias, a Secretaria deve continuar atuando em outros pontos da cidade realizando melhorias. Segundo o Secretário de Obras Juliano Moreira, essas melhorias são muito importantes. “Agradeço a toda a equipe de servidores pelo empenho, dedicação e profissionalismo no trabalho que é realizado diariamente”, concluiu o secretário.

Noite dos Combos no Alabuh

 


Hoje é a noite dos combos, A partir das 19 horas já estamos atendendo. 
Combos de dog com fritas, xis com fritas, baurus, combos de hambúrguer pra  uma pessoa  ou para toda família.

Pedidos pelo http://alabuh.com.br ou pelo 991267553 . Venha até nos se conectar com nosso novo cardápio e ficar por dentro de cada delícia.